Vídeos na televisão com o Youtube XL

Assistir a vídeos da internet utilizando a televisão é uma tendência que já invade diversas residências. Eu ainda não tenho o costume de assistir vídeos por streaming¹ utilizando a televisão, mas filmes baixados alugados sempre utilizo o notebook conectado a TV. As vezes ligo-o na televisão para jogar também.

Pensando nessa tendência do computador conectado a televisão nasceu o webservice iSofa.tv, que me fascinou e tive o prazer de entrevistar um dos criadores, o Bruno Pinaud.

Mas dessa vez escrevo para falar de uma versão oficial do Youtube para TV, o Youtube XL!

 

Youtube XL

Para acompanhar a tendência da integração da "televisão por streaming" (a TV do futuro, ouso opinar), o Youtube resolveu facilitar as coisas para manter a navegação dentro do próprio site, implementando algumas funções já utilizadas pelo iSofa, como o play automático do próximo vídeo quando um termina (personalizável no Youtube XL). 

O YouTube XL é uma versão do YouTube aprimorada para assistir a vídeos do YouTube em qualquer tela grande.

Youtube XL – Sobre

 

Outra novidade é a navegação entre os vídeos e para a busca, que pode ser feita pelo teclado. Achei bem interessante, ficou fácil de encontrar um vídeo e colocá-lo rodar. Achei a navegação bem intuitiva, o problema é que após colocar um vídeo rodar o menu "interno" do vídeo (play, pause, voltar, avançar e deixar em fullscreen) não é acessível pelo teclado.

Testando a navegação pelo teclado pensei o quanto é fácil produzir um "controle remoto" (nada mais que uma extensão de um teclado sem fio) que poderá (e aposto que irá!) surgir. Não testei se funciona com o controle remoto do meu notebook (HP Pavillion), só usei ele quando com a central de mídias do Windows Vista ou com o XP para controlar o volume apenas.

 

Confira a interface do Youtube XL

Layout do Youtube XL

 

Gosto da idéia da integração do computador com a televisão, com o avanço e barateamento da conexão o streaming será cada vez mais popular.

Mas nem só de streaming é possível integrar seu computador com a televisão, o El Panaton escreveu um ótimo artigo sobre como montar um Media Center e utilizando o Media Portal.

Veja uma screen do Media Portal:

Umdos milhares Skins - Tela Incial

 

Por streaming ou não, assistir filmes na televisão é bem mais interessante do que utilizar o monitor… aproveite isso! 🙂

 

Informações do Youtube XL via Info Desktop

 


¹ Streaming – Técnica usada para transferir dados de áudio e vídeo com execução em tempo real. DicWeb


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *