Entrevista com Bruno Pinaud (iSofa.tv)

O iSofa.tv é um ótimo serviço de entretenimento, que pode ser resumido como uma tv interativa onde você, usuário, tem controle total sobre o que irá assistir.

Através de uma pesquisa, o usuário tem acesso aos vídeos que estão em mais evidência postados na Internet. O resultado da busca é apresentado em seqüência, um atrás do outro, como se fosse um canal de televisão. Mas sem intervalos comerciais. Um algoritmo organiza e hierarquiza todos os vídeos através do cruzamento de dados de viewers, favoritos e hot tops de vários sites e gera uma programação que começa pelo de maior repercussão e não tem hora pra acabar.

Release do iSofa¹

Eu, como hard user de internet, achei a idéia muito interessante, regularmente ligo dois monitores e fico assistindo vídeos quando a produtividade está baixa por aqui. Faço uma busca por Weezer, Ok GO! ou por fat kid (eu sei que não sou politicamente correto, ok?) e passo alguns bons minutos me divertindo. O iSofa.tv permite ainda que você crie canais, ainda não testei porém já assisti alguns canais e a idéia também é bem interessante, pois permite a segmentação dos vídeos.

Quem me conhece sabe que adoro dinheiro e inovação, babo por idéias funcionais com forte potencial comercial, e é isso que vejo no iSofa. Tive oportunidade de trocar e-mails com o Bruno Pinaud, um dos gestores desta idéia.  O Bruno foi extremamente prestativo ao responder meus pedidos e inclusive ao me enviar um release com alguns dados sobre o site e sobre sua formação e experiência. 🙂

O iSofa sempre oferece dados de tendências bem interessantes, mas “Funny” sempre está entre os assuntos mais procurados, assim como Flamengo e Madonna.

A média de tempo de permanência no site a cada visita já barrou o IG TV, Terra TV, UOL TV, BBC e Globo.com (fonte: Nielsen). Em setembro a média foi de 15 minutos por visita.

México, Venezuela e Japão são os países que atualmente passam mais tempo no iSofa.tv. Os mexicanos, provavelmente pra fugir das novelas mexicanas. Os venezuelanos, provavelmente pra fugir das novelas mexicanas. E os japoneses provavelmente pra buscar novelas mexicanas. Quem entende os japoneses? Nos últimos dez dias os japoneses ficaram em primeiro lugar com uma média de 35 minutos por visita ao site.

Release do iSofa¹


Além de me enviar o um release (que respondeu algumas perguntas que estavam programadas) o Bruno também respondeu outras perguntas, sobre o serviço e novidades, vamos a entrevista! 🙂

 

Quem é Bruno Pinaud?

Bruno é redator em uma agência de publicidade e é o dono de uma produtora de vídeos chamada Fim de Semana Pictures, que rendia alguma grana extra, além do salário que recebe da agência. Com a grana entrando, comprou um carro e um sofá. Antes que torrasse tudo, pensou em aplicar na Bolsa. Mas, pensou melhor, e, em vez de colocar a grana em um business que não conhecia, decidiu aplicar em um projeto seu. Poderia perder tudo, mas ao menos iria se divertir no caminho. E de seis meses pra cá, ele tem agradecido.

(O Bruno não é esquisofrênico e não respondeu em terceira pessoa, esta resposta foi parte de um release que respondia uma das perguntas… não se assuste!)

Quem desenvolveu o iSofa?

Somos um grupo independente formado por profissionais de entretenimento, publicidade, desenvolvimento, design e relações públicas. Se preferir: Bruno Pinaud, Erwin Julius, Andre Popp, Alexandre Fernandes, Alexandre Braga, Flávia Nakamura, Ricardo Câmara e diversos colaboradores. Mas, acima de tudo, um grupo de usuários de internet que queriam um jeito mais legal de usar sua banda larga.

 

Como surgiu a idéia de criar o iSofa.tv?

Preguiça. Liguei meu laptop na TV, então ficava deitado no sofá vendo os vídeos da internet na tela grande. Mas sempre que um vídeo acabava eu tinha que alcançar o mouse para dar início ao próximo. Acabava o vídeo e já tinha eu que mover o braço de novo. E de novo. E de novo. Após algum tempo a sensação que eu tinha era a de que minha internet era movida à manivela…
Imaginei que alguém já tivesse resolvido esse problema. Pesquisei, pesquisei e, como não encontrei nada como o que queria, resolvi pedir um orçamento a uma empresa de desenvolvedores. Queria um sistema que buscasse os vídeos que estivessem bombando em diversos sites e que me mostrasse em sequência, pra acabar com esse negócio de ficar correndo atrás dos vídeos. Passei um briefing ao Erwin Julius e ao André Popp e após alguns dias eles me perguntaram se em vez de entregar o orçamento eles poderiam se tornar sócios e já tinham várias idéias de como ampliar o projeto. Chamei o Alexandre Souza para desenhar o player e mostrei a versão zero pro Ale Braga, que acrescentou visões de negócio. E assim surgiu o iSofa.tv.

 

Quando foi ao ar pela primeira vez?

Nosso primeiro registro de audiência, fora nós cinco, foi no dia 10 de abril. Meu aniversário. Alguém me deu de presente.

 

Você acha que com a evolução de sites como o iSofa a TV por assinatura pode estar com os dias contatos no Brasil?

Nossa, isso seria um desastre. Acho que tem espaço para todo mundo. Cada vez mais. A tv está migrando para o formato digital e o computador lida naturalmente melhor com conteúdo desse tipo. Agora que sites começam a disponibilizar vídeos em alta definição (em breve teremos vídeos em HD no iSofa.tv), tudo fica cada vez mais parecido. Eu não diria que a TV a cabo vai acabar. Acho que ela ganhará mais um ponto de contato. A curadoria, ou editoria, ou marcas de canais que você conhece sempre serão importantes. Tem dias que você está sem idéias do que buscar. Apesar da oferta ser muito grande. Nessas horas é legal ter alguém que você conhece pra recomendar algo. A gente pega a recomendação de dez milhões de pessoas por dia.

Se você entrar no iSofa.tv já verá o resultado do cruzamento de dados de uma varredura em sites como You Tube, Digg, Google Video, etc.

Se você fizer uma busca no iSofa.tv verá algo como um canal de TV com centenas de videos exclusivos sobre aquele assunto. Se por acaso você não estiver curtindo de algum, pula pro próximo. A TV vai demorar um pouco até chegar nesse ponto. Por outro lado, a TV tem seriados, filmes e programas que ainda não encontraram um modelo sustentável para sobreviver com rentabilidade no meio internet. Mas já estamos trabalhando nisso também. Em pouco tempo poderemos transmitir TV aberta pelo iSofa. Tudo é possível.

 

O iSofa.tv tem potencial para ser explorado comercialmente. Hoje o serviço é rentável? Vocês tem algum plano para explorá-lo comercialmente que você possa nos contar? 🙂

Rentável? Bom, posso dizer que o luxo de escolher o que quero ver na minha TV é um brinquedo caro. Mas já não vejo tv normal, seja a cabo ou aberta desde dezembro de 2007, está fazendo um ano. Acho que sou usuário modelo. O conteúdo da internet é surreal.

Mas respondendo, apesar dele ainda não se pagar, até porque estamos investindo para acrescentar novas possibilidades a ele, o iSofa.tv já teve anunciantes como Fnac, Sky TV, Citi Bank… Tem uma empresa que nos representa e comercializa nossos espaços. Agora tem uma campanha da Sky no ar. Além disso, alguns canais já fecharam patrocinadores próprios. A gente fica com uma pequena comissão pela administração. Não somos rentáveis ainda não. Mas acho que estamos no caminho certo.
Temos criado cada vez mais produtos para empresas como players customizados, canais exclusivos, canais privados onde empresas se comunicam com filiais e ainda tem muito por vir.

 

Hoje o iSofa.tv não tem nenhum tipo de gadget para inserir em blogs e sites, ou tem? Vocês pretendem liberar algum tipo de ferramenta com esta função para os editores de site?

Temos diversos Blogs que já tem canais no iSofa.tv e que nos pedem isso constantemente. E eu repasso o pedido ao Erwin diariamente. A notícia boa é que acabamos de fechar o player de EMBED e em pouco tempo a versão de testes vai estar no ar. Quero ver o canal do seu blog lá. O legal é que se a pessoa curte o primeiro vídeo ela passa pro próximo e quando vai ver, a tarde acabou. O sistema realmente funciona.

 

Li que o iSofa.tv começará a disponibilizar vídeos em alta resolução, isto é certo? Não irá prejudicar usuários que não uma banda larga (ou que utilizam os péssimos serviços da Brasil Telecom)? Será mantido uma versão para os usuários normais?

O botão HD é opcional. Você aciona se quiser. Eu, mal posso esperar. Sou usuário também.

 

A Fim de Semana Pictures tem algum novo projeto em andamento que você pode dar um gostinho aos leitores?

A Fim de Semana Pictures tem um curta eternamente inacabado chamado Maria Wilma e o Matador que foi o primeiro projeto que começamos e até hoje não está concluído. Mas se você quiser se divertir com os nossos curtas o nosso canal no iSofa.tv tem praticamente todos os nossos trabalhos, alguns se bobear, um ou outro dos seus leitores deve até conhecer:

http://fimdesemana.iSofa.tv

Um grande abraço e espero que você se divirta.

 

 

É isso, fica aqui o meu agradecimento ao Bruno por responder as perguntas e matar a curiosidade, sucesso pro iSofa que ele merece! 😀

 


¹ Release do iSofa enviado pelo Bruno Pinaud.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *