Usando serviços online associados a diversão no seu dia-a-dia produtivo

Em uma série de publicações aqui no And After ( WebDois: Início, WebDois – Ferramenta del.icio.us e WebDois – Ferramenta Google Reader e Netvibes), contei mais ou menos como foi feito meu trabalho de conclusão de curso, o blog Web Dois.
 

Meu curso exigia que eu entregasse um produto como trabalho final, mas sempre tive certa paixão por pesquisa. Foi então que juntei o útil ao agradável: peguei um assunto que estava sendo muito discutido na época (começo de 2007), criei um blog/produto onde pude pesquisar o que as pessoas estavam dizendo e pensando sobre a Web 2.0 e estudar uma forma de conseguir gerir esse trabalho e… voilà, três coisas que sempre gostei juntas: internet, pesquisas e gestão de projetos.

Esses dias voltei a pensar em como o trabalho foi desenvolvido enquanto conversava com um colega, e percebi como utilizei os recursos disponíveis a meu favor.

Ele, ao comentar sobre seu TCC que seria entregue nos próximos dias, disse que estava com 3 pendrives com arquivos – e sem mesmo ter pensado no meu trabaho comentei que ele poderia ter escrito o trabalho no Writeboard, deixado as imagens no Flickr e usado o del.icio.us para guardar links importantes.

Foi nesse instante que lembrei do meu trabalho e pensei em como podemos adaptar certas ferramentas que usamos somente como diversão na maioria das vezes em aliadas do nosso dia-a-dia produtivo.

O Writeboard confesso que utilizei somente no meu TCC mesmo mas, outros sites como Orkut, Youtube, Netvibes, Google Reader e até mesmo os já citados Flickr e del.icio.us podem ser muito mais úteis do que se imagina – basta conhecer o potencial da ferramenta e explora-la para o fim desejado.
 

Fazer pesquisas, armazenar imagens, textos, links, receber notícias que realmente te interessam todos os dias, tendo tudo facilmente acessado de qualquer computador com internet – já pensou o quanto isso pode te ajudar a otimizar nos trabalhos acadêmicos/profissionais?

Então comece a pensar que o Orkut não serve só pra mandar scraps zuando os amigos, o del.icio.us não serve só pra salvar links daqueles sites de download, o youtube não serve só pra ver clipes e o flickr não serve só pra ver fotos dos colegas na balada – explore-os de um modo de diferente e descubra como essas – e muitas outras – ferramentas normalmente associadas a diversão podem tornar sua vida mais fácil 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *