WebDois: Início

Meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre Web 2.0. Meu projeto foi um blog – Webdois – que se utilizava de ferramentas 2.0 para sua produção, publicação, edição de conteúdo etc.

O enfoque do TCC era se fazer um produto (que foi um blog), mas minha vontade sempre foi fazer uma pesquisa, conhecer mais sobre o assunto, como se davam as interações, conceitos de inteligência coletiva, redes…

Bom, isso não foi possível porque o tempo disponível era curto, então o que entreguei foi um Memorial Descritivo (que também está disponível no blog), falando o que as pessoas consideram Web 2.0, algumas brigas quanto ao nome e as ferramentas que utilizei.

Aqui no And After publicarei algumas partes, com algumas adaptações, para melhor ajuste ao meio.

Dúvidas, críticas ou sugestões, estou "a ouvidos" 😉

——————————————————————-

WebDois

O que é Web 2.0?

Essa é a primeira pergunta que nos vêm a cabeça quando ouvimos uma palavra ou um termo que não conhecemos.

Foi uma pergunta que ouvi muito e em vão tentava responder. Na verdade, não existe uma definição exata do que seja a Web 2.0.
De fato, não é um software, nem um hardware, nem um produto nem uma marca…
Historicamente, o termo foi criado, ou pelo menos popularizado, por Tim O’Reilly em 2004, em uma série de conferências (Web 2.0 Conference) entre a O’Reilly Media e MediaLive International.

Only the Web 2.0 Summit (formerly named Web 2.0 Conference) brings the intelligence, innovation, and leadership of the Internet industry together in one place at one time. The Summit is known for its interactive format, stressing audience interaction and participation. (…) Web 2.0 Summit is brought to you in partnership with O’Reilly Media, Inc. and CMP Technology and moderated by John Battelle, Program Chair, and O’Reilly CEO and founder, Tim O’Reilly
Site Web 2.0 Summit

Em 2000, aconteceu o que se chamou de ‘estouro da bolha pontocom’, quando uma grave crise no mercado da internet quebrou várias empresas. As que ‘sobreviveram’ tinham uma série de características em comum. Características essas que vieram a ser agrupadas e transformadas em alguns dos conceitos que envolvem a Web 2.0.
Podemos dizer então que a Web 2.0 é uma série de conceitos que, juntamente com algumas tecnologias, propiciaram uma ‘evolução’, ou ao menos, uma mudança do que conhecíamos antes como Web.

 

Agora segue algumas definições do que é a Web 2.0, na opinião de alguns autores:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”
Tim O’Reilly, no blog ‘Radar

“A Web 2.0 é a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para interação entre os participantes do processo. A Web 2.0 refere-se não apenas a uma combinação de técnicas informáticas (serviços Web, linguagem Ájax, Web syndication, etc), mas também a um determinado período tecnológico, a um conjunto de novas estratégias mercadológicas e a processos de comunicação mediados pelo computador.”
Alex Primo. 2006, p. 01

“Web 2.0 es una forma de entender Internet que, con la ayuda de nuevas herramientas y tecnologías de corte informático, promueve que la organización y el flujo de información dependan del comportamiento de las personas que acceden a ella, permitiéndose a estas no sólo un acceso mucho más fácil y centralizado a los contenidos, sino su propia participación tanto en la clasificación de los mismos como en su propia construcción, mediante herramientas cada vez más fáciles e intuitivas de usar.”
Aníbal de la Torre, 2007

Podemos perceber, com essas afirmações, que existe pelo menos um consenso de que a Web 2.0 é a ligação de pessoas e comunidades, não apenas de computadores e dados, que foi proporcionado graças a evoluções tecnológicas, desenvolvimento de redes, internet de alta velocidade, ferramentas, etc..
Uma das principais críticas à Web 2.0 é de quem defende que tais recursos que proporcionam interações e interatividade já existiam antes da criação do termo, que esses são pilares da internet desde seu início e que foi para isso mesmo que ela foi criada.

“Muitos desenvolvedores e especialistas discordam do termo, do conceito e das idéias envolvendo o termo Web 2.0. Notadamente alegam que o conceito é demasiado extenso, subjetivo, abrangente e vago, não existindo na Web 2.0 nenhuma nova tecnologia, conceitos e/ou idéias. Estes críticos consideram que não existe uma segunda geração de aplicativos web, apenas uma evolução natural, promovida principalmente pelo grande aumento no número de usuários de banda larga e da própria Internet – de aplicativos web de outrora. Para muitos, o termo Web 2.0 não passa de uma jogada de marketing, uma buzzword, arquitetada por empresas e profissionais interessados numa nova rodada de negócios e investimentos de alto risco, (e resultados questionáveis), tal como os que precederam o chamado estouro da bolha.”
Wikipedia

Concordando com algumas das afirmações, o que houve foi uma evolução natural mas, de qualquer forma, é inegável que hoje em dia esses recursos são muito mais difundidos, mais utilizados e de maneira melhor, mais produtiva.
Nada mais justo que nomear essa nova ‘fase’, para que a partir dessa separação, seja possível analisar de forma mais coerente o que tinhamos e o que temos, quais os pontos que evoluiram, o que está melhor e o que está pior.

“As we use the term “dot.com” to reference the early days of the web, Web 2.0 will also be solidified as an era. The web is changing and for better or for worse, the movement has been given its name.”

Ken Yarmosh, Technosight

Da mesma forma é inegável que o termo vem sendo vendido, empurrado e exaltado de maneira exagarada, sendo usado de forma perversa, como puro marketing, ao invés de ser aproveitado e discutido ‘o que’ se pode aproveitar com as novidades que ela trouxe.
O editor do blog Web 2.0 BR fez a pergunta "o que é Web 2.0?" para pessoas envolvidas com o assunto no Brasil, limitando a resposta a 128 caracteres. O que temos são os quotes a seguir:

“Melhor aproveitamento da inteligência coletiva e do poder de processamento da máquina cliente. Poder às pessoas.”
Marco Gomes – co-criador do boo-box

“A Web 2.0 representa a transição para um novo paradigma onde a colaboração ganha força suficiente para concorrer com os meios tradicionais de geração de conteúdo.”
Renato Shirakashi – criador do Rec6

“Mudança ocorrida na vida dos usuários que com a banda larga passam mais tempo on-line e exercem massivamente o potencial interativo da Internet.”
Carlos Nepomuceno – autor do livro Conhecimento em Rede

“Web 2.0 é um buzzword que define conteúdo gerado pelo usuário e com foco no compartilhamento de informações. Tudo regado a AJAX.”
Nando Vieira – criador do spesa

“Web 2.0 é um novo paradigma na utilização e criação de web sites mais participativos e colaborativos.”
Fabio Seixas – criador do Camiseteria

“Web 2.0 é o momento em que o mercado, por força dos usuários, voltou a dar importância para web depois do estouro da bolha.”
Paulo Rodrigo Teixeira – criador do 0BR

“Web 2.0 é o termo usado para identificar uma nova forma de navegar pela internet e, conseqüentemente, de desenvolver aplicações orientadas à esta nova geração de internautas.”
Diego Polo – criador do linkk

“Web 2.0 é como chamamos, depois de uma profunda análise histórica da web, um conjunto de práticas que ao longo dos anos provaram dar resultado.”
Gilberto Jr – criador do Outrolado

“A Web 2.0 aponta para uma mídia popular, independente de grandes corporações, recriada pelos seus próprios usuários.”
Frederick van Amstel – é mestrando em Tecnologia pela UTFPR e edita o blog Usabilidoido

“O registro dos fluxos de conversação entre usuários e o registro destes fluxos ao redor de aplicações.”
Mauro Amaral – editor do CarreiraSolo.org

“Ajax, redes sociais, CGM: as definições mais comuns pra Web 2.0, ou um jeito para se voltar a falar de internet? Para mim nada mudou, tudo evoluiu.”
Michel Lent – sócio-diretor da 10 Minutos

“Web 2.0 é buzzword, é fato que a internet está sofrendo transformações, mas precisamos rotulá-la para que essas mudanças tenham validade? Pra maioria da população mundial, que ainda está offline, essa é a Web 1.0.”
Edney Souza – editor do blog Interney

“Sinaliza uma fase na web onde se pratica a liberdade de falar e ser ouvido. É uma consequência natural do desenvolvimento da internet.”
Vicente Tardin – editor do Webinsider

“Web 2.0 usa a web como plataforma de socialização e interação entre usuários graças ao compartilhamento e criação conjunta de conteúdo.”
Guilherme Felitti – repórter do IDG Now! e mestrando em Web 2.0

“Na web 2.0 não somos mais nômades caçadores-coletores: temos nome, plantamos conteúdo, colhemos conhecimento e criamos novos mundos.”
Rene de Paula Jr – projetos especiais, Yahoo! Brasil e editor do blog Roda e Avisa

“Alguém ouviu falar em TV 2.0 quando as transmissões passaram a ser coloridas ou via satélite?”
Marcelo Sant’Iago – presidente do Conselho Consultivo do IAB Brasil e mantém o blog Poucas e Boas.

——————————————————————-

Aqui foi o começo da minha "série" Web 2.0. Me interesso muito pelo tema no geral – não pelo termo e todas as especulações em cima dele – mas os conceitos e tecnologias envolvidos, que vão muito além de dicussões
superficiais que acompanhamos por ai =X

to be continued…


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *