Twitter – como ver tweets antigos de usuários protegidos

Estava fazendo alguns testes no Twitter e encontrei um pequeno (ou nem tão pequeno) bug de privacidade no sistema, que permite ver updates antigos de uma pessoa que protegeu os novos.

Quando encontrei o "bug" testei com dois usuários que a pouco tempo tinham ativado a proteção, porém ela só se aplica aos updates NOVOS, portanto não é um bug e quem percebeu meu erro foi Lecticia (valeu ;).

 

Portanto o post teve um UPDATE e algumas coisas foram alteradas, para a informação ficar mais completa (e correta), ok?

 

Estava fazendo alguns testes no Twitter e encontrei um pequeno (ou nem tão pequeno) bug de privacidade no sistema, que permite ver updates protegidos.

Para quem não conhece o Twitter é um sistema de microblogging e você "segue" as pessoas e recebe o que elas publicarem. O sistema de privacidade permite que você autorize ou não as pessoas a te seguirem e receber teus updates. Em teoria, somente quem tu autorizar receberá os updates.

Desde que o Twitter adquiriu o o Summize por incríveis $15mi ele tem um sistema de busca por updates (chamados tweets) dos usuários. A busca é extremamente eficiente e é nela que está o "problema" é possível ver os updates antigos dos usuários que estão atualmente com os updates protegidos.

Sketch da busca antes de ser implementada.
Imagem utilizada para divulgar o serviço que viria.

 

Feita essa introdução, vamos lá, como ver tweets antigos dos usuários protegidos?

A busca NÃO FILTRA os tweets protegidos e nas buscas avançadas permite que você busca por tweets de uma pessoa. Então pra você bisbilhotar a vida da sua ex namorada(o) é só entrar na busca do twitter e buscar por: from:gserrano

Quando um usuário aplica a proteção apenas os updates a partir daquela data, portanto através da busca você pode os updates anteriores, que estarão disponíveis na busca mas não poderão mais ser visualizados na página do usuário. Para visualisar os tweets que estão desprotegidos entre na busca do twitter e faça uma busca por "from:nome-do-usuário", por exemplo: from:gserrano

Um filtro evitando que os tweets bloqueados fossem indexados na busca resolveria o problema. Vai, Twitter! 🙂

Desculpa a gafe, falha minha de não testar com mais usuários sobre o possível bug. E mais uma vez obrigado a Lecticia, que notificou minha falha.

Gostou?
Você pode me seguir no Twitter. Publico antes lá e depois aqui. 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *