Twitter – o que é, como usar e porque usar

No início, quando fiz meu cadastro no Twitter eu não via muita utilidade na brincadeira e consequentemente não explorei melhor a ferramenta. Essa semana resolvi usar mesmo – testei, gostei e viciei.

 

O que é o Twitter?

Twitter é um sistema de micro-blog, funciona exatamente como um blog integrado com uma rede social.

É “blog” pois cada usuário tem sua página (aqui vai um exemplo, o meu Twitter ) que exibe seus posts em orden cronológica inversa (mais atual para o mais antigo). E é “micro” pois cada post deve ter o máximo de 140 caracteres.

A idéia é você responder a pergunta “O que você está fazendo?”, por isso que inicialmente não vi utilidade: porque diabos vou ficar futricando a vida alheia?

Quando eu falei que era integrado com idéias de Rede Social eu nao menti, você pode seguir outros usuários e outros seguirão você. Você recebe em sua página pessoal todas as mensagems das pessoas que você segue, assim como quem te segue vai receber suas mensagens. A pessoa não precisa ficar visitando sua página para ver o que você postou – praticamente um assinante de RSS de pessoas. Você escolhe o que receber – e interage, pois pode responder.

Como usar?

O Twitter é extremamente simples de usar. Faça seu cadastro, configure sua página pessoal, encontre uns contatos de seu interesse (a maioria dos blogueiros usa Twitter) e comece a acompanhar suas publicações.

Use o Twitter para divulgar links (seus e dos outros), lançar notícias rápidas, reclamar e de vez em quando responder a infame pergunta “O que você está fazendo?”.

Você pode também integrar o Twitter em seu blog, um sistema de atualização rápida para o blog ou site – estou providenciando isso para o And After.

Recomendo o uso do plugin TwitterFox, que permite acompanhar as pessoas que você segue enquanto navega, sem precisar de uma nova aba. Depois de instalar o plugin um ícone do Twitter vai ficar no canto inferior direito do seu Firefox, com um clique ali você abre uma pequena janelinha sobre a aba atual, podendo postar, ler e responder as mensagens de seus contatos.

Porque usar o Twitter?

Vou dar quatro três motivos principais dos motivos para usar o Twitter.

1. Facilidade de uso

Meu primeiro contra o uso do Twitter foi: mais uma rede social para usar, acessar e navegar. Adeus produtividade!

Isso foi resolvido com o TwitterFOX, que expliquei no parágrafo anterior. Acesso o Twitter com a mesma facilidade com a qual recebo meus e-mails.

A Bia usa ele no Netvibes, eu uso o TwitterFOX e pretendo implementar no And After. Pode ser atualizado via celular – ou seja, no Brasil você "Twitta" até da prisão.

2. Informação

O mesmo motivo para utilizar Feeds – sigo quem fornece informação que me agrada, que me é útil. Sigo alguns blogueiros, alguns desenvolvedores e amigos (para um pouco de entreterimento e bate papo, né?)

Os links chegam onde estou de forma fácil, rápida e eficiente.

3. Networking

Contatos sempre são bem vindos. O Twitter facilita conversas, comentários sobre assuntos e links publicados e conhecer novas fontes de informação. Receber links, ajudar, ser ajudado, pedir, perguntar e conhecer muita gente.

Ah, hoje li um exemplo da facilidade de uso do Twitter que tirou um rapaz da cadeia:

Ao ser detido, o jovem de 29 anos teve pouco tempo para reagir, mas conseguiu digitar em seu telefone celular a palavra “preso”. A mensagem, enviada para o Twitter, chegou a seus amigos nos Estados Unidos e a seus contatos no Egito. O texto ainda está gravado na página de Buck na rede social.

G1

E mais um exemplo da censura contra blogueiros e jornalistas, dessa vez no Egito.

 

Update (17/04)

[1] Corrigi o resumo.

[2] O Renato Shirakashi comentou sobre a "banalização" (síndrome de Orkut) do Twitter, recomendo a leitura.

 

Update 2 (18/04)

Eu adoro essa possibilidade de mudar – e melhorar – o que eu já publiquei. Mídia impressa? Sei.

Graças a um follow no Twitter, cheguei no 3xC, do

Não lembro exatamente onde eu li/ouvi isso, mas lembrei da melhor definição para o Twitter que eu conheço: "Twittar é como se você cutucasse o colega ao lado e lhe mostrasse algo."

 

 

Contras

Síndrome de Orkut no Twitter (Renato Shirakashi)
5 motivos que tornam o Twitter uma Ferramenta irrelevante. pra MIM (Sergio)


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *