Duas razões para mudar o layout do Youtube

Youtube apresentando novo layout e causando um zumzumzum na internet, li diversos posts sobre o assunto e no própio Youtube tem informações e o previews do que está por vir:

– Categorias passarão a estar dentro da aba de Vídeos
– As abas passarão a ser menus dropdown
– Menu vermelho
– Comentário

A Cynara meteu pau na nova idéia, dizendo que o site está parecendo amador. Não discordo totalmente, mas não serei tão severo, gostei do menu vermelho e acredito que menu dropdown podem ser uma solução boa – mas adianto que no preview está inacessível, a navegação por teclado fica comprometida. Existe solução para este problema.

 

No geral gostei das alterações mas uma coisa é certa: aquela fonte enorme que foi utilizada no menu é desnecessária e realmente da um rostinho amador para o site. Reduzindo a fonte acredito que as alterações são positivas.

Vamos as razões para adotar o novo layout… 

1. Navegação

Com o novo layout o número de cliques para alcançar a maioria das páginas foi reduzido. Menos cliques, menos tempo, menos banda consumida.

A possibilidade de navegação entre os vídeos da capa ficaram enormes!

Primeiro você seleciona a categoria dos vídeos a serem exibidos, depois a forma que serão listados (visualizações, votação, comentários, etc.) e finalmente o período de tempo a ser analisado. Acompanhe as imagens:

 

Youtube Navegação
Seleção da categoria

Youtube navegação
Seleção do filtro para ordem
Youtube navegação
Período do tempo a ser analisado

 

Acredito que a navegação melhorou sim, se (através de cookies) essas informações ficassem gravadas, melhor ainda. Mas tudo é recebido por querystring¹ então acho que não será gravado não.

 

2. Dinheiro

Respeito muito as idéias do Renê Fraga e ele comentou sobre o novo layout:

Layout Youtube

Ainda não se sabe o motivo mas nesta página que exibe o vídeo-clipe da Shakira está exibindo um novo layout do YouTube, além da exibição de um novo player e a possibilidade de avaliação de comentários.

Google Discovery

Vamos voltar um pouco no tempo, quando o Google comprou o Youtube. Lembram o valor que estampava a capa de todos os jornais, blogs e sites? Eu lembro: US$ 1,65 bilhão.

E foi um boom para o Youtube esta compra, "mídia gratuita" e muitos acessos. Em 2006 o rendimento do Google foi de aproximadamente US$ 15 milhões. Cem vezes menos do que o valor de compra, por ano. Isso significa cem anos para o retorno do investimento.

Se o Google errou na compra? Duvido muito.
Mas está na hora de fazer a coisa render!

O novo layout trás um grande AdSense inserido no lado direito da tela, deslocando as informações do vídeo para baixo.
Renê Fraga

Acho que o Google não está disposto a esperar 100 anos pelo retorno do investimento e um dos objetivos deve ser acelerar o processo, não acha?

Para ver o preview do layout clique aqui, para ver a Shakira dançando no layout novo, clique aqui . Encontrei a página um pouco diferente da screen publicada no Google Discovery, o Adsense não se encontrava na lateral e sim na horizontal, acima do player.

Espero que as alterações sejam para melhores e claro, que aumentem o rendimento do pobrezinho do Google. Se o Google está bem a internet está bem.

Para saber de mais novidades e teste do Youtube:

 

test Tube

 

O "laboratório" onde acontecem as experiências e os verdadeiros betas das ferramentas que serão implantadas no Youtube.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *