Resenha do filme: Door to Door

 

           

Antes, link pro IMDB, para quem quiser se informar do filme: http://www.imdb.com/title/tt0274468/

O filme de 2002, baseado na história de Bill Porter, narra a vida de um vendedor com paralisia cerebral, tendo dificuldades de locomoção e dicção. Bill Porter vive com sua mãe, que lhe ajuda no cotidiano e lhe dá apoio moral para tentar viver uma vida como qualquer cidadão. Sua mãe lhe convence a tentar um emprego na empresa Watkins, uma empresa do ramo de produtos de limpeza e cosméticos. Na primeira tentativa de entrevista ele é subestimado pelo entrevistador, que o considera inapto ao trabalho. Bill sai um tanto abatido da empresa, mas ao ver sua mãe a sua espera toma coragem e retorna ao entrevistador, e pede uma oportunidade de trabalhar no pior setor da empresa. Para sua surpresa consegue a vaga.

No começo da sua nova jornada ele tem grandes dificuldades de aceitação dos clientes, sendo mal recebido nas casas que passa. Ele consegue apenas uma venda, na casa de Gladys, uma mulher solitária, que mais tarde revela-se alcóolatra e apaixonada por Bill. Essa primeira venda, que se mostra uma grande vitória, foi a “alavanca” em sua carreira, lhe dando moral e coragem para prosseguir no emprego, apesar de suas visíveis limitações. Ao decorrer do filme ele vai adquirindo experiência e aprendendo a adaptar estas dificuldades ao seu trabalho, conseguindo lidar com as diferentes personalidades, muitas vezes muito pouco respectivas, ridicularizando o vendedor.

Com o passar dos anos Bill consegue se firmar no emprego, porém, sua mãe adoece (aparentemente de alzhaimer), tendo de ir viver em casas de apoio. O vendedor passa a ter de viver sozinho, uma grande dificuldade para um deficiente. Ele procura por alguém para ajudá-lo nos serviços cotidianos, e quem aceita a proposta é Shelly, que acaba virando a sua maior amiga durante toda sua vida. Bill sempre se mostrou muito dedicado com sua mãe, sempre presente em sua doença, lhe dando apoio e atenção. Ela vem a falacer, uma perda que o jovem sente muito. Entretanto, ele continua no seu trabalho, ganhando aos poucos o carisma do seu setor. Se torna parte do local onde trabalha, conhecendo a vida de todos, e ajudando nas mais diversas dificuldades dos moradores.

Os anos passam, Bill chega a ganhar prêmio de melhor vendedor do ano mas, com as novas tecnologias, sua função passa a se tornar dispensável na Watkins. Ele mantém seu estilo de trabalho, muito menos lucrativo que os novos sistemas. Já idoso, um repórter faz uma reportagem de jornal muito comovente sobre sua tragetória de vida, meio que contra o consenso de Bill. Este, já um senhor, se aposenta, mas acaba por retornar ao emprego, que era seu maior orgulho na vida. Shelly já não trabalhava mais para Bill, era formada, casada e com três filhos, mas nunca abandonou o amigo, ajudando-o mesmo contra sua vontade, pois ele fora um sujeito personalidade forte de independência, relutante em aceitar qualquer apoio, principalmente financeiro.

Concluindo, o filme serve ao espectador como um exemplo de persistência, dando uma lição de como qualquer barreira pode ser quebrada com coragem e humildade. A ascenção de Bill Porter na empresa Watkins foi árdua e cheia de preconceitos. Entretanto, com o apoio da família e de amizades verdadeiras que lhe encorajaram ao longo da vida, Porter persistiu e conquistou seu sonho de vida.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *