O que é ser um Geek?

Desde que entrei na faculdade até quando saí, pude conhecer um tipo de gente diferente. Tipo de gente que me relacionei muito bem e pude dizer depois com convicção eu sou uma deles.

Estou falando dos aqui geeks.
Geeks são diferentes dos NERDS. Geeks têm vida social. Geeks não são pessoas que saem com amigos para falar só sobre um determinado jogo/programa/filme. Um geek fala de arte como de futebol, do último lançamento da Apple, de alguma aquisição milionária do Google, do novo gadget lançado no Japão ou show da semana passada.

Geek x NERD – o segundo tipo é conhecido pelo estereótipo de serem viciados em jogos, normalmente de RPG, como pessoas feias, que têm problemas de relacionamento interpessoal e usam meios como internet para ter algum tipo de envolvimento com o mundo exterior. Vejam bem, eu disse estereótipo. Que conste que essa não é sempre minha opinião.

Segundo a Wikipedia, um geek é, entre outros:

A person who is interested in technology, especially computing and new media. Most geeks are adept with computers, and treat the term hacker as a term of respect, but not all are hackers themselves.
Wikipedia – Geek

Me concentrarei aqui nesse tipo de geek, os interessados em tecnologia.
Geeks são pessoas que conhecem muito de um determinado assunto, normalmente em informática (existem outros tipos, como o mostrado no The 56 Geeks Project) mas, seja qual for sua área de atuação – design, programação, TI, hardware – sempre, sempre que possível, um geek fará alguma associação de qualquer coisa corriqueira com algum dos elementos do seu dia a dia geek. Se algum outro geek ouvir a associção, com certeza ele rirá. Se uma pessoa normal ouvir, certamente não entenderá nada e irá olha-los com cara de desconfiança.

Depois de ler uma afirmção (que segue abaixo), me veio a cabeça buscar coisas que estão a nossa volta que pertencem ao mundo geek: produtos, humor e hoje em dia até propagandas direcionadas a esse novo tipo de pessoa. Segundo Fábio Seixas:

Não sei se os geeks vão dominar o mundo, mas com certeza irão mostrar o caminho.

Consumidores Geeks

 

 Começo essa lista com um dos sites mais divertidos e sonho de consumo de qualquer geek. Sim, temos uma loja virtual especializada, que todo geek que é geek conhece, passa horas navegando, se mata de rir e quer ao menos uns 10 produtos dele, o ThinkGeek.

 

There s no place like...
 

ou
 

There s no place like...

 
10 tipos de pessoas Include beer
Clássica piada geek e prova de que divevrsão
(no caso, cerveja) e geeks são coisas que coexistem

 

Poderia passar horas colocando produtos deles aqui. De camisetas a acessórios pra casa e escritório ou bichinhos de pelúcia no formato de vírus, o acesso ao site é altamente recomendado.

Para falar um pouco do marketing direcionado para esse novo tipo de consumidor, recomendo o post do Fábio Seixas, Marketeando Geeks – de onde inclusive foi tirada a frase do mesmo autor acima.
 

Humor Geek

 

Uma das minhas últimas descobertas (via Meio Bit) de humor geek é o flickr do Paul The Wine GuyUnderstanding art for geeks . Prova de que geeks entendem tanto de arte quanto de tecnologia, o cara fez uma seleção maravilhosa de quadros com algum tipo de piadinha. Quem não ri de coisas como essas:

Mondrian Geek
Composition with Yellow, Blue, and Red
Piet Mondrian, 1921
oil on canvas, 72.5 x 69 cm.

 

Rodin - Geek
The Thinker
Auguste Rodin, 1609-10
Bronze and marble sculpture


The Last Supper
Leonardo da Vinci, 1495–1498
Tempera on gesso, pitch and mastic, 460 × 880 cm.

E lá ainda tem muitos outros ótimos, garatia de risadas – only for geeks 😉

UPDATE: por alguns motivos, o autor das imagens retirou o set do flickr do ar. Para mais informações do porque, acesse o site dele.

UPDATE 28.03.08:
a pedidos, coloquei no RapidShare algumas várias imagens que achei na internet mesmo depois delas terem sido tiradas do flickr. Clique aqui para baixar!

Outro site divertido que vi esses dias pelos meus feeds, foi um artigo chamado 12 motivos pelos quais um geek vai roubar sua namorada em 2008 (12 Reasons Why a Geek Will Steal Your Girlfriend in 2008), do site Geeks are Sexy. Entre os motivos, estão:

– Geeks são mais espertos que você
– Geeks prestam mais atenção
– Geeks compram os melhor presentes e
– Geeks têm os melhores gadgets

Se você (geek) quer saber porque seu par gosta tanto de você ou você (não geek), quer descobrir os motivos pelos quais um geek pode roubar sua namorada, recomendo a leitura de todos os tópicos, mesmo discordando em algumas partes.
Em tempo, ainda bem que tenho um namorado geek. (L)

E para as mulheres?

 

Para as mulheres, é possível até mesmo ser geek e provocante para seu namorado também geek, com produtos como calcinhas desse tipo:

Calcinha Geek
Só com login e senha, amor 😉
 
 
 
Calcinha Geek 2
Let s play? heh.

 
Calcinhas geek 3
Whats your status?

 

Ou, uma demosntração de amor, com essa camiseta do ThinkGeek :

I (L) my geek
 

 

Para finalizar, um geek que é geek, até mesmo em protestos contra a guerra, ele consegue ser geek:

</war>
Geek protestando
 

I (L) geek stuff! LOL


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *