Legendas.tv fora do ar e site da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) hackeado

Ontem se espalhou rapidamente (pelo Twitter) a notícia de que a Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) tinha retirado do ar o famoso (e mais do que útil / necessário) site de legendas, o Legendas.tv. Muita gente escreveu sobre o que aconteceu, sobre o que pensa que aconteceu e sobre o que acha do assunto.

Um site que produz e distribui legendas para filmes e seriados é um colaborador para a pirataria? Fiz um compilado de opiniões, notícias e idéias sobre o assunto que tornou milhares de viciados em seriados órfãos de suas legendas, e agora estão ávidos por vingança por resolver a questão.

Antes de mais nada: APCM é pedra no sapato:

APCM monitora comunidade do orkut

Felitti (chá quente) vs APCM

 

Pirataria, aye?

Tudo bem, eles estão tentando acabar com a pirataria, mas internet é compartilhamento, troca, P2P, meus caros ativistas antipirataria (é assim que se escreve, e não anti-pirataria como diz o nome do órgão)

Este é apenas um das centenas de casos envolvendo a atividade da APCM e demonstra claramente que a única preocupação da associação é processar criminalmente os infratores. Por que não destinar verbas para medidas educativas, dar cursos de aperfeiçoamento e alocar os “infratores” (em sua maioria pessoas que, dado seu baixo nível de intrução, acabam no comércio informal) no mercado de trabalho formal?

FAQ legendastv

Vamos aos fatos…

Porque o Legendas.tv saiu do ar?

O Legendas.tv estava passando por sobrecarga no servidor (o And After estava sofrendo com isso, por isso a Vitrine Fácil Buscapé foi temporariamente desabilitada), o site teve picos de acessos com a volta de alguns seriados e estava baleiando*.

Mas apenas o servidor sobrecarregado não o tiraria do ar, a APCM realmente "ordenou" o bloqueio de acesso do site. Ordenou entre aspas mesmo, pois até onde se sabe APCM não ordena nada.

Mesmo assim, ainda que existisse fundamentação legal para encerrar o Legendas.TV, tal ordem não deveria vir de uma mera organização, conforme determina o Princípio Constitucional da Legalidade. Ah, e ainda tem a questão dos canais que provavelmente andam utilizando as legendas feitas pelos tradutores de Internet, lembram?

Ligado em séries
 

Mas o que mais intriga é que o Legendas.tv NÃO divulgava conteúdo com direitos protegidos. Os colaboradores produzem legendas e ditribuem. O site nunca linkou ou publicou conteúdo protegido por lei, nunca ofereceu link de seriados, séries ou filmes. "Nós só fazemos legendas" foi a resposta dos administradores quando o datacenter entrou em contato falando do e-mail que havia recebido da APCM.

 O único material que eles usavam e modificavam, que tinha proteção de copyright, eram as imagens, fotos e posters de filmes e séries, utilizadas nos banners do “Legendas.tv”.

Dicas interessantes

 

O e-mail…

Como foi dito, a APCM enviou um e-mail para o datacenter, segue parte do e-mail:

A APCM acredita de boa-fé que os itens oferecidos para distribuição por terceiros no (tracker) listado abaixo prejudica os interesses dos detentores de direitos autorais em um ou mais trabalhos protegidos por direitos autorais; os items estão sendo oferecidos de uma maneira que não é autorizada por nossos membros, agentes ou pela lei.

Por favor, aja prontamente no sentido de remover ou desabilitar o acesso para

http://legendas.tv/ IP: 67.228.201.206

Eu declaro sob pena de *falso testemunho* que o que está escrito acima é verdade e corresponde ao mais alto grau do meu conhecimento e convicção.

Edner de Toledo Alves Bastos

Internet Anti-Piracy Manager

APCM – Associação Anti-Pirataria Cinema e Música

FAQ Legendas.tv

A lei não esclarece o que é ou não uma infração de direito autoral e eu sou leigo no assunto. Concordo que a distribuição de seriados e filmes em redes P2P consiste em pirataria, porém todo o material distribuído no Legendas.tv é produzido por colaboradores.

O artigo 184 do Código Penal Brasileiro e regulamentações da Lei 9.610/98 são claros ao estabelecerem que cabe a perseguição penal apenas a quem viola direitos do autor e os que lhe são conexos, oferecendo ao público, com intenção de lucro, o material juridicamente protegido.

Ligado em séries

Fica a dúvida, produzir legendas e distribuí-las fere ou não os direitos autorais das produtoras? Claro que segundo o órgão antipirataria…

 O documento oficial da associação diz que “quando um usuário faz a legenda não autorizada de uma obra audiovisual ele fere o trabalho de toda uma cadeia produtiva: produtores, autores, atores, atrizes, câmeras, roteiristas, diretores etc”.

IDG Now

O que você acha, o ato de fazer e distribuir legendas deve ser considerado pirataria ou não? Eu, como bom usuário do Legendas.tv acho que não. 

“De início, não ligamos. A APCM não fez questão de, ao menos, listar que tipo de material protegido por direito autoral havia no site. Entretanto, assim que a empresa recebeu o e-mail da APCM, nos deu 24 horas para explicarmos o que estava acontecendo. Respondemos dizendo que apenas fazíamos legendas e que não considerávamos isto nenhuma infração. É natural que uma associação antipirataria acuse qualquer coisa de ser ‘pirataria’”, conta Tata, uma das administradoras do Legendas.tv.

Poltrona.tv

A boa notícia é que o Legendas.tv não acabou, e tem backup de todo o site sem nenhum prejuízo quanto ao conteúdo gerado. Só precisa de um novo servidor, eu recomendo um na Eslovênia, mas por favor voltem logo.

 

A resposta…

Nerd, geeks e viciados em seriados twittaram e postaram com o sangue fervendo sobre a triste notícia de que o grande Legendas.tv havia sido derrubado por um órgão contra a pirataria.

Uma simples busca no Twitter por "legedas.tv" mostra o fervor dos órfãos de legendas.

Não demorou muito e no mesmo dia em que o Legendas.tv foi retirado do ar a "manifestação" aconteceu – agora sim de forma ilegal. O site da APCM (fora do ar no momento em que estou escrevendo) sofreu um ataque e quando o usuário entrava, recebia uma mensagem saudando os downloads e logo em seguida era redirecionada para o Mininova, um site de downloads de torrents (onde existem diversas séries para download). 

Fiquei sabendo do ataque através do @viniciuskmax, mas o primeiro a notificar o ato foi @rodrigoprior, que disse ter visto isso em um tweet.

Quem fez eu não sei, mas (apesar de ilegal) a resposta foi a altura da ignorância deste órgão.

 

 Ps: para constar, baixar seriados não é crime, so keep going.

 


Baleiando – termo utilizado para dizer que um serviço não está funcionando corretamente, que está "dando pau". Começou graças ao Twitter, que exibe uma amigável baleia quando está com problemas.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *