Princípios e Práticas da Inovação Enxuta

Princípios são ensinamentos básicos e gerais que delimitam de onde devemos partir em busca de algo, verdades práticas que visam treinar nossa mente para melhor discernirmos sobre os caminhos corretos a serem tomados.  Práticas são aplicações dos princípios para uma dada situação. Práticas podem e devem mudar de um ambiente para outro além de evoluirem quando a situação muda.

Ao querer mudar radicalmente a maneira como gerencia a Inovação, uma equipe pode querer adotar novas práticas e técnicas ou pode querer entender e estudar profundamente os princípios por trás daquelas técnicas antes de usá-las, talvez até modificando e criando novas técnicas mais adequadas para a situação. São as duas abordagens:

  • Aprender fazendo: Comece com um conjunto coerente de práticas com a confiança que, ao experimentá-las no dia-a-dia, se entenderá e vivenciará os principios e os seus benefícios
  • Aprender antes de fazer: Comece entendendo e adotando os princípios e use-os para criar práticas adequadas a situação da sua empresa.

Seguindo a primeira abordagem, eu escreveria posts sobre as práticas que acredito serem adequadas para a Inovação Enxuta, deixando a cargo do leitor se aprofundar quando necessário nos princípios Lean. Seguindo a segunda abordagem, eu escreveria sobre os princípios Lean, mostrando paralelos com a Gestão da Inovação, e deixaria a cargo do leitor pensar e criar suas próprias práticas. Bem, eu não gosto de aprender coisas novas em nenhuma dessas abordagens.

Acredito que o melhor resultado acontece quando se combina as duas abordagens:

  • Fazer e compreender: Comece adotando e vivenciando um pequeno conjunto de práticas, estude os princípios por trás delas, adicione mais algumas práticas e, por fim, estude mais um pouco os princípios antes de criar e adaptar suas próprias práticas.

É importante ressaltar que nessa abordagem os princípios e as práticas, mesmo que adicionadas depois, devem ser coerentes com tudo que precedeu. No caso, uma prática adicionada deve seguir todos os princípios já existentes e todas as práticas existentes devem estar adequadas para um novo princípio aprendido.

Seguindo esta idéia, planejo os seguintes posts para a série de Inovação Enxuta:

  1. Prática: Crie a hipótese antes da solução
  2. Princípio: Previnir problemas, ao invés de corrigí-los
  3. Prática: Kanban
  4. Princípio: Elimine o desperdício
  5. Prática: Value Stream Mapping
  6. Princípio: Otimize o Todo
  7. Prática: Pull
  8. Princípio: Entregue rápido
  9. Prática: Set-based design
  10. Princípio: Atrase o Comprometimento
  11. Prática: Retrospectiva
  12. Princípio: Respeite as pessoas
  13. Prática: A3
  14. Princípio: Crie Conhecimento

A idéia é que o leitor aprenda um nova prática (e talvez possa implantá-la), imediatemente seguida pela explicação de um princípio, até que ele tenha aprendido  o conceito de Inovação Enxuta.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *