Mais humildade na bobosfera, por favor

Semana passada li um post do Ian Black fazendo um "desafio" para a Dell, no qual a Dell deveria dar um Notebook de graça para o Ian para compensar a "péssima experiência que tive com a empresa", nas palavras do próprio Ian.

Coloco desafio entre aspas pois ao meu ver era só uma proposta ridícula com o intuito de ganhar um notebook sem gastar um puto pila, coisa de brasileiro como comentaram no post dele. Me limitei a twittar o assunto e a resposta foi:

enloucrescendo: @gserrano sou apenas um consumidor (chato) tentando ser bem atendido.

View Tweet 

Concordo que nós, consumidores, temos que ser muito chatos com as empresas, exigir sim nossos direitos e, se necessário, falar mal da empresa e relatar os problemas que tivemos para alertar futuros consumidores (ou não). Isso o Ian fez muito bem em dois posts que relatam a lentidão na entrega, atendimento incompetente e pra piorar problemas no hardware do notebook adquirido.

Dell é um mau negócio
Dell é um mau negócio 2

Porém quando li o post propondo o desafio (que o Ian apagou) lembrei de duas coisas: uma lista do "endeusamento" que blogueiros fazem de si mesmo e da carta que Luciano Huck escreveu quando foi assaltado. A lista (se não me falha  a  memória feita pela Nospherat) fala de problemas que atingem blogueiros quando estes começam a atingir um determinado número de visitas e começam a ter feedback e alguma influência sobre um grupo maior de pessoas.

O primeiro desses problemas é um "ego maior que o mundo", que faz o blogueiro pensar que é mais importante e influente do que realmente é. Apesar de não ser leitor do Enloucrescendo sempre respeitei o Ian Black como blogueiro. Os posts dele que conheço são apenas os que me recomendaram, portanto sempre gostei do que li. Respeito-o mais pelo casamento do que pelo que ele escreve, né? #prontofalei 

Marina Santa Helena

Impossível não falar de credibilidade quando se fala disso. Ao propor ganhar um notebook o blogueiro dizia que isso iria reparar a experiência ruim que ele vivenciou. Ao meu ver foi mais ou menos dar um preço ao seu "silêncio", tão bobo-chat-feio quanto fazer jabá pago de produto ruim.

"Se vocês me derem um notebook eu paro de falar mal, senão eu vou infernizar a vida de vocês pois as ameaças que fiz foram reais"

Interpretação aproximada de várias pessoas que comentaram sobre o desafio

Como leitor eu acho muito chato esse negócio de "i got the power" e considero isso apenas como prejuízo para a qualidade do conteúdo. Me lembrou o caso já antigo do Luciano Huck, que quanto teve seu rolex roubado escreveu um  texto inconformado para a mídia:

Luciano Huck

É a minha cidade. Nasci aqui. As minhas raízes estão aqui. Defendo esta cidade. Mas a situação está ficando indefensável. Passei um dia na cidade nesta semana -moro no Rio por motivos profissionais- e três assaltos passaram por mim. Meu irmão, uma funcionária e eu. Foi-se um relógio que acabara de ganhar da minha esposa em comemoração ao meu aniversário. Todos nos Jardins, com assaltantes armados, de motos e revólveres.
Onde está a polícia? Onde está a "Elite da Tropa"? Quem sabe até a "Tropa de Elite"! Chamem o comandante Nascimento! Está na hora de discutirmos segurança pública de verdade.

Ah! Agora está na hora! Vamos discutir de verdade! Porque antes estávamos discutindo de brincadeira. Mas, agora que você escreveu esta carta indignada, todos vamos deixar as estripulias de lado e discutir para valer.

Em negrito o comentário do Mr. Manson, veja toda a carta respondida pelo Manson.

 

Fica a dica: mais humildade antes de escrever um post, por favor. 

 

 

Esse não é um ataque pessoal ao Ian, apenas usei o post dele como gancho pois foi o mais recente que me "incomodou" falando sobre o assunto. Como já disse, reclamar é um direito (quase dever) apenas não concordo apenas com a forma como isso foi feito.

 

O que você acha desse tipo de atitude?
Compartilhe sua opinião.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *