Faça seu sketchbooks com papel reciclado

Usualmente as pessoas que trabalham com criação tem a mania de expressar graficamente suas idéias, através de rabiscos no caderno, organogramas ou para os mais aptos, ilustrações fiéis de um produto, layout, foto, personagem, casa, carro… o que for.

Designers, publicitários, artistas, arquitetos e muitos outras classes de profissionais são, por natureza, rabiscadores!

Sketchbook em tradução literal é um "bloco de sketch", e sketch é um esboço, rabisco, rascunho. Uma previsão de alguma idéia que será elaborada depois (ou não), um preview.

Uma empresa vendo a necessidades dos artistas¹ de desenhar ou ilustrar, criou um bloco chamado Moleskine, que custa os olhos da cara.

Moleskine (veja wiki) na verdade é um produto (um caderninho, bloco de notas) de uma grife italiana chamada Moleskin srl. O caderninho foi se popularizando entre ilustradores, artistas e escritores, para seus sketchs, rabiscos e "caderninho de inspiração", um desenho livre pode dizer muito sobre o que a pessoa está pensando ou passando…

 

Só pra lembrar, para ler mais veja Set de 60 Moleskine Art

 

Vejam alguns exemplos de Moleskine Art:

Moleskine Art 



Moleskine Art 

Veja mais aqui.

 

Sabendo que é só papel e custa os olhos da cara, os designers e artistas miseráveis espertos e criativos não irão pagar por eles, óbvio. 

Nós já produzimos lixos de papel o suficiente para reciclar e criar nosso bloco de papel reciclado semi-novo. Todo o semestre eu comprava na minha faculdade um bloquinho de rascunho que custava R$ 0,50 e o usava para duas coisas apenas: desenhar e programar.

Eis meu bloquinho de cinquenta centavos:

Veja aqui o desenho colorido digitalmente

 

Como eu disse, artista ilustrador designer brasileiro que se preste é miserável e não vai pagar por grife de papel, e o motivo deste artigo não é somente promover meus posts antigos ou mostrar que tenho um bloquinho, é apresentar um conceito muito bacana criado pelo designer Sungwoo Park.

Paper Paper Paper = Notebook

A criação do Sungwoo é uma máquina para criar sketchbooks reaproveitando aquelas folhas que sua impressora utilizou pra fingir que se calibrava, as folhas que você marcou com a caneca de café e não poderá utilizar para imprimir orçamentos, os próprios orçamentos que já foram apresentados… enfim, aquele monte de papel que com certeza você cria.

Se trata de um "aquecedor", você coloca o maço de folhas, adiciona cola no que será a lateral do caderno (parte que irá unificar as folhas, que é a própria embalagem do produto, aproveitamento TOTAL!), coloca tudo na "máquina" e liga a máquina.

Veja como é simples:

Paper sketchbook

 

E um bloco de folhas A4 é bem melhor que aquele meu mostrado acima, de cinquenta centavos.

 

Paper sketchbook

 

 

Paper sketchbook

 

Paper sketchbook

 

Paper sketchbook

 

 

Tudo bem, o que eu falei antes sobre esse wsketchbook ser mais bacana que um Moleskine pode não ser completamente verdade. Mas que ele é mais ecológico e muito mais econômico, isso é…

 

 

Paper sketchbook

 

 

Pode falar, você ficou com vontade de desenhar, né?

 

E se você gosta de desenhar e vive pensando "nossa, eu compraria uma camiseta assim" conheça o sketchbook para camisetas que a Bia publicou:

 

Sungwoo Park foi o designer que criou o controle remoto com cara de carta de baralho, já publicado aqui no And After.

 

Via Yanko Design


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *