Explore melhor as buscas do Google

O Google tem centenas de ferramentase softwares, mas o que mais é utilizado (e conhecido) ainda é o buscador. Orkut não conta. Esse texto não é voltado para SEO, é voltado para usuários que utilizam o Google como ferramenta de pesquisa. 😉

A pior coisa que tem é quando você vai fazer uma busca e ela retorna milhões de páginas, nenhuma com o assunto procurado. Sempre que posso eu busco por mais de uma palavra, por exemplo quero tirar uma dúvida sobre CSS não vou buscar: CSS apenas, procuro por problema min-width ie css hack por exemplo. Essa é primeira dica, e que todo mundo deveria saber. Com ela eu economizo um tempo precioso nas pesquisas.

Mas o Bruno deu umas dicas mais interessantes sobre como facilitar a busca, juntei algumas dicas dele com outras que eu já conhecia e aí está o resultado

1. Buscando palavras alternativas – OR
Você pode buscar sites que contenham uma palavra ou outra, adicionando OR entre elas.

Busca: tecnologia OR tech OR hightech

2. Busca por Frases
Acho que esta é a mais conhecida (e talvez a mais útil) das ferramentas. Para buscar por uma frase exata é só adicionar aspas no início e no fim. É bom para procurar textos que você só tem uma frase, letra de música, etc.

Busca: "Os dois se olharam, marcando o horário para cabular aula."

3. Buscar em sites
Site aquele site bacana que SÓ falta uma busca? Ele tem muito conteúdo e você quer encontraralgo específico… Google nele! Para buscar em um domínio específico é só adicionar site:domínio

Busca: blogosfera site:andafter.org

4. Excluir palavras
Para excluir dos resultados sites que contenham determinadas palavras é só adicionar "-" antes das palavras. Serve para afunilar a busca e trazer resultados mais interessantes, por exemplo quer buscar uma entrevista com a Cicarelli (cada louco com suas manias…) mas não quer mais saber do seu vídeo na praia?

Busca: cicarelli -video -vídeo

5. Coringa
O asterisco * serve como "coringa" nas buscas, denovo uma ferramenta boa para buscar músicas ou frases completas que você não lembra direito.

Busca: "não fique triste * pra te avisar"

Vou me limitar a essas, que são as que eu acho mais úteis, mas se você quer descobrir mais coisas passa lá no Causos e Cousas e descubra outras possibilidades do buscador Google. Até calculcadora e conversão de moedas e medidas.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *