Como colocar AdSense nos Feeds?

Hoje quando fui acessar minha conta no Feedburner havia uma mensagem de que o Google estava migrando os feeds do Feedburner para as Google accounts.

Como eu já uso AdSense, Analytics, Orkut (é…) e uma penca de outros serviços, fiz a migração. O processo é simples, tive apenas que fazer meu login na minha conta do Google, confirmar a migração e recebi a mensagem de que meus feeds foram transferidos para minha conta Google.

Parte do e-mail que recebi:

You will no longer be able to sign in to feedburner.com, but that"s okay: from now on, there is no reason to do so. Also, your old FeedBurner feeds, found at feeds.feedburner.com, will automatically redirect traffic to their new addresses on the feeds2.feedburner.com domain. You may still want to update any links or buttons on your website to use the new feeds2.feedburner.com address.

Na verdade quando tentei logar no Feedburner com minha conta antiga fui automaticamente redirecionado para o feedburner.google.com e o login foi efetuado normalmente. A vantagem disto é que agora os meus Feeds estão interligados a minha conta Adsense (a mesma conta Google para todos os serviços), portanto posso adicionar AdSense aos meus Feeds.

Sei que tem muita gente que é contra a publicidade em feeds, para os leitores fiéis, porém eu defendo a idéia de que todo conteúdo pode ser monetizado desde que isto não ocorra de forma exagera/intrusiva. Se a pessoa está recebendo o conteúdo, como ela quiser e no leitor que mais agradar, porquê não uma pequena publicidade? Testei no Netvibes e a exibição do anúncio não fica ruim, a contextualidade dos anúncios também ficou razoalvelmente boa.

Deixando de lado o debate sobre o mimimi da monetização vou ensinar como colocar adsense nos feeds, se você está interessado em mais debate sobre o quanto é "malvado" monetizar conteúdo sugiro a leitura do excelente artigo Posts Pagos são imorais, do Jânio.

Como colocar AdSense nos Feeds?

Não sei se isto é possível sem utilizar o Feedburner, pois não testei, portando explicarei apenas para quem utiliza o Feedburner para gerenciar seus Feeds, que eu recomendo muito.

O primeiro passo é migrar  todos os seus feeds para sua conta Google, como falei anteriormente.

Com os Feeds associados a sua conta Google faça login no Adsense.

Entre em Configurações do Adsense -> Obter anúncios

Provavlemente o último item seja para o a criação de anúncio nos Feeds:

 

AdSense para feeds

Coloque anúncios relevantes em feeds que o Google gerencia para você.

 

Clicando neste item irá abrir um gerenciador de anúncio, onde você escolhe as cores,  frequência dos anúncios (todos os itens do feed, a cada 2, 3, 4 itens…), texto ou imagens e outras configurações.

Você também pode trabalhar com critérios da mesma forma que é possível com os blocos de anúncio para conteúdo, o que é bem interessante para monitorar o rendimento dos anúncios em cada um dos feeds que você utilizar.

Pronto, é só salvar e em alguns minutos o Feed selecionado vai exibir o Adsense que você acabou de configurar!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *