A internet é a nova TV

A TV sempre foi considerada uma mídia de massa, dominada pelo interesse de poucos, uns dizem. Manipulação, direcionamento de interesses, formação de opinião pública…

Kane

Ou seria Muito além do cidadão Kane?

A internet, que há um tempo atrás, não era mídia de massa, hoje tem alcance em quase um país de terceiro mundo inteiro. A internet é a nova TV!

A internet nasceu focada em uns poucos assuntos de nicho, criada em universidades (ok, ok, e com objetivos militares) mas, hoje, transmite as mesmas coisas que vemos na TV: tragédias, comédias pastelão, horas e horas perdidas na frente de uma tela, um mouse e um teclado. Trocamos o controle e o tubo por isso.

Existem coisas boas? Claro que existem, mas o esforço para encontrar é imenso, como procurar uma agulha em palheiro. É como seu pacote com 970 canais e existem uns 5 Discovery, NatGeo e Futura. Ou melhor, são todos os canais abertos e uma Rede Cultura.

Rede Cultura

Não adianta dar internet e não dar educação e cultura. Não adianta ter wireless nas escolas e as crianças não terem prazer em aprender. Não adianta telas de LCD e professores não terem o tesão de compartilhar conhecimento. Não adianta lan houses populares e só ter acesso a MSN, Orkut e Facebook.

O internet é uma ferramenta maravilhosa, temos um imenso poder nas mãos, mas estamos nos deixando ser dominados por uns poucos novamente, que redirecionam intereses, que manipulam, que mentem, que nos fazem ser completamente passivos na frente da ferramenta mais interativa de comunicação que já tivemos nas mãos.

Bloquear publicações no Facebook e dar unfollow em pessoas no Twitter já não tem sido suficiente. Pessoas que eu admirava, e ainda admiro pelos pontos em que conheci, vem se mostrando pastando nessa nova internet que vejo crescer nos últimos tempos. 

Não temos nada que nos orgulhar da diminuição do tempo na frente da TV e aumento no uso da internet. Simplesmente estamos consumindo as mesmas coisas lá e aqui – apesar de fazerem parecer que o tempo aqui é muito melhor gasto…

Estou cansada, desanimada com essa internet. Vejo meus sonhos de internet servindo de meio de compartilhamento de conhecimento, como uma ferramenta de igualdade, sendo transformada na nova televisão, e eu torço todos os dias para que isso não aconteça.

Martin Luther King

Como diria Martin Luther King, "I have a dream…" e meu sonho é que as pessoas acordem, que percebam o quando estão perdendo, ou deixando de ganhar, usando incorretamente, ou não com todo o potencial, o poder que temos em mãos. Eu tenho um sonho, em que as pessoas saibam do potencial que elas têm, que todo mundo tem algo a ensinar, e que tenham vontade de passar esse conhecimento para a frente. Eu tenho um sonho, que pra cada pessoa que queira ensinar, tenha uma querendo aprender, perpetuando o conhecimento do mundo. Eu tenho um sonho, que o conhecimento, um dia, seja o maior bem que as pessoas saibam que elas tem.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *