Wikipédia e a ameaça do conhecimento

Qualquer pessoa que não tenha passado os últimos anos de sua vida dormindo conhece a Wikipedia (e a web colaborativa mostra mais e mais poder, mua hua hua), é uma enciclopédia online, colaborativa, e com conteúdo livre. O norte americano Virgil Griffith, pesquisador do Califórnia Institute of Technology, criou o WikiScanner.

Quando alguém edita algum artigo da Wikipedia, o texto como era antes fica gravado, assim como o IP do computador que editou o texto. A WikiScanner pega esses IP's e compara com redes conhecidas como CIA, Vaticano, algumas empresas, partidos políticos, etc. Você pode conferir os artigos editados por esse pessoal todo clicando aqui e testando a ferramenta.

Nas palavras do criador o objetivo era "piorar as relações públicas de companhias e organizações de que eu não gosto". E piorou.

Segundo a BBC, que reproduziu parte do material divulgado pela Wikimedia, CIA, Vaticano, o Partido Democrata dos Estados Unidos e a empresa Diebold aparecem na lista de grupos que editaram verbetes em favor das idéias que defendem.

Info Online (Editora Abril)

 

ExxonMobil, a maior petroleira dos Estados Unidos, modificou com má-fé o artigo sobre o desastre do petroleiro Exxon Valdez em 1989. A frase dizendo que a companhia "ainda não pagou os US$ 5 bilhões em danos causados a 32 mil pescadores do Alaska" foi deletada e substituída por referências à quantia que a empresa já pagou.

A CIA, agência de inteligência americana, fez alterações na página do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. A exclamação "Wahhhhhh!" foi colocada no topo da seção sobre os planos do líder iraniano para a presidência. O sistema de proteção do site excluiu o comentário em minutos.

Estadão

 

Por mim e pela Wikipedia a ferramenta foi vista com bons olhos, dando mais transparência para a enciclopédia digital e evitando aquela mãozinha editando publicações para livrar a cara de algumas pessoa/companhias do tapa na cara que é a verdade…


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *