WebDois – Ferramenta Google Reader e Netvibes

Recebendo informações

Google Reader e Netvibes

A quantidade de informações produzidas e publicadas hoje são quase incomensuráveis, principalmente quando de trata de internet. Sites de jornais, portais e muitos blogs sendo criados todos os dias trazem diversos tipos de informações, algumas relevantes, outras nem tanto. E nesse mar de informações, descobri o recurso do RSS, onde você ‘assina’ o feed de um site e qualquer atualização feita, você não precisa ir ao site para ver, pois seu ‘agregador’ recebe essa atualização. Em um primeiro momento, baixei um programa para receber tais informações, mas não gostei. Depois me recomendaram o Google Reader.

Google Reader trazendo as últimas atualizações do blog Mas Que Loucura. O serviço me mostra os posts completos, não sendo necessário ir até a página para ler o que foi publicado.

Depois de pouco tempo usando o Google Reader, me recomendaram o NetVibes.

Minha home do NetVibes. Aqui posso ver minha caixa de entrada de e-mail, previsão do tempo, minhas anotações, listas de coisas a fazer, etc. Depois de cadastrado, os usuários podem organizar suas páginas como quiserem.

O NetVibes, além de agregador, possuí várias outras funções. Hoje o utilizo como página inicial, pois por ele vejo se tenho e-mails novos no Gmail (o serviço também pode ser usado por usuários do Yahoo! Mail, Hotmail, AOL e .Mac), previsão do tempo, calendário, meu ‘post-it’, meu del.icio.us, minha to-do list e minha caixa de armazenamento on-line pelo box.net. Além do mais, essa página é completamente personalizável. Existe uma lista de ‘contents’ pré definidos e tantos outros que se pode adicionar.

 

Lista de ‘contents’ já disponíveis no NetVibes – basta clicar e arrastar para a área ao lado para começar a utilizar os serviços

Em outra aba, recedo meus feeds de sites de tecnologia.


Possibilidade de criar abas para separar conteúdos. Essa é uma janela que mostra todos meus feeds cadastrados sobre tecnologia. Últimos posts de blogs como fechaTAG, GigaBlog do UOL e Gui Leite são atualizados assim que publicados.

Dessa forma, não preciso mais entrar em vários sites para ver as atualizações. Basicamente, não vou atrás das informações, elas vem até mim – e o melhor, não é qualquer informação, são conteúdos de sites que eu escolhi, conteúdos realmente relevantes.

Ao clicar no título de um dos posts mostrados na imagem anterior, abre-se uma janela onde me mostra o post completo (se assim estiver configurado o blog/site cadastrado), e uma lista com os posts mais antigos ou mais recentes. Na imagem, um post do blog do Google, o Google Underground, e na esquerda, os títulos de outros posts do mesmo blog.

Para uma melhor explicação do que é RSS Feed, veja o vídeo RSS in Plain English:

Para completar: Leitor de RSS, você um dia vai ter que usar um


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *