Sua marca sobreviverá a era digital?

O rápido desenvolvimento na era digital cria uma necessidade enorme das empresas a acompanharem o desenvolvimento, com um novo padrão de desenvolvimento voltado totalmente para o usuário. As empresas que não acompanharem a era 2.0 serão rapidamente atropelados pelo novo mercado.

Joe Crump é diretor de criação da agência Avenue A/Razorfish e disse que na era do “darwinismo digital” tudo indica que o Brasil será uma das áreas de maior crescimento no mundo. “O futuro está aqui, só está mal distribuído”, completou Crump.

Concordo que por aqui ainda temos muito o que evoluir, como desenvolvedores e também como usuários. Crump mostrou seis regras para essa “nova era”:

O cliente está no controle
Acho que isso é uma das coisas que mais me agrada na internet. Se eu quiser deixar notícias sobre tecnologia na capa do site, eu deixo. Se eu quiser piadas, também. Escolho os feeds que vou assinar, as propagandas que vou ver e as publicidades apresentadas para mim são sobre assuntos do meu interesse. Ponto para todo mundo.

Já falei que desde o início quero fazer a capa do And After editável para todos os usuários, cadastrados ou não. Selecionar as categorias que serão disponibilizadas, os assuntos relevantes, etc. Google é um exemplo disso, Netvibes é outro.

Banda larga da poder a ele
A popularização da internet no Brasil é uma ilusão, e aqui discordo de Crump. Infelimente a exclusão digital aqui é muito grande e o valor pago pela conexão é alto. O Cardoso uma vez já escreveu, ironicamente, um artigo que se chama “eu pago menos do que os pobres para acessar a internet”, ou alguma coisa assim. E é verdade, a conexão discada é muito cara.

Confiar na banda larga e aplicações “pesadas” não seria minha recomendação.

A lealdade as marcas esta diminuindo
Não sou de me apegar as marcas. A “paixão” pelas marcas ainda existe (vide os fanboys deste mundão), e os usuários estão ficando espertos. Migrar de um serviço para outro leva pouco tempo, e grande parte das empresas cria ferramentas para facilitar essa migração, vide os blogs. “Transfira seus posts de…” O usuário não perde e quem ganha é quem presta o melhor serviço. Chegar primeiro conta, mas ser o melhor conta ainda mais.

Todas as marcas são digitais
O universo digital é infinito e as empresas não podem ignorar clientes que vivem a maior parte do tempo em um mundo digital. Eu prefiro receber um orçamento por e-mail do que por telefone ou fax. Eu nem tenho fax. Não gosto e ligar para conseguir informações, gosto de entrar no site da empresa e buscar somente o que eu quero, não o que eles querem me mostrar. Site institucional é o melhor dos cartões de visita de uma empresa, e quem quiser se destacar nessa era deve pensar nisso.

Você tem 50 milissegundos para impressionar
É bom que seu site carregue neste tempo. Eu sou o típico exemplo de usuário impaciente, não gosto de ser obrigado a ver introdução, vídeos ou ouvir música. Impacto é necessário, mas impacto rápido. Você tem que se destacar e fazer isso no menor tempo possível.

"O que menos me preocupa na hora de criar um site é o tipo de letra ou a aparência. A prioridade é atender necessidades humanas."
Crump

Isso é a prova de que o design não é “botar firula” no site. Você precisa impressionar, mas não pode esquecer que o usuário é uma pessoa. Ele vai precisar ler e encontrar certos elementos no site, navegar, ser induzido a clicar. Aproveite o conhecimento que já foi criado sobre navegação, não nade contra a maré. Contrate profissionais eficientes para isso, que saibam aplicar conceitos ergonômicos no seu site. Não deixe do de lado a acessibilidade e não esqueça da aparência, ela é sim importante. Ninguém gosta e olhar para o desagradável.

Os plagiadores vão sofrer
Eles já estão sofrendo. Desde as ferramentas de busca que identificam páginas com conteúdo repetido até os usuários condenando plágios descarados. As novidades se destacam. Multiplicar conteúdo ou idéias não ajuda em nada, empresas de sucesso devem buscar o inexplorado, o novo.

Para finalizar, depois dessas dicas Crump listou sete características que as empresas precisam para acompanhar essa era digital: novas, adaptativas, sociais, mutáveis, imersivas, relevantes e autênticas.

Uma pesquisa citou marcas que correspondem a esses critérios: Flicker, Netflix, Google, YouTube, MySpace e Apple estão entre elas.
Uma notícia que saiu hoje mostrou que a Microsoft já está tomando as atitudes para continuar vivendo…

 

Fonte IDG NOW


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *