Software não resolve

Este artigo é dedicado para você que está pensando em fazer curso de corel draw, curso de photoshop, curso de webdesign ou curso de dreamweaver (e equivalentes).

 

Eu acompanhava com certa frequência a comunidade do Orkut chamada Web design e design gráfico, e apesar de ser minoria, lá existem pessoas que ajudam os outros e falam a verdade nos tópicos, não estão lá para bajular tópicos de "avaliem meu site". Porém pela imensa quantidade de lixo para encontrar uma ou outra coisa que vale a pena eu parei de acompanhar a comunidade.

 

Software não resolve

É normal ver nas comunidades do Orkut relacionadas a design e até em conversas por aí pessoas questionando sobre cursos de webdesign, cursos de Photoshop, Corel, pacote Macromedia… meus caros, somente software não resolve.

Tu pode saber tudo de Corel, saber o que cada ferramenta faz, saber utilizar cada "efeito de lente" (aaargh) mas se tu não tiver a base teórica sobre semiótica, gestalt, cores e outros acredite, teu trabalho estará incompleto. Provavelmente só tu achará teu trabalho maravilhoso, pois estará avaliando apenas a parte técnica/operacional. Tu acabará se tornando um operador de software.

 

Se eu te disse que este carro foi feito no Paint, o mesmo que tu (usuário de Windows) tem aí?

Carro feito no MS Paint

Ilustração feita no MS Paint

Sei que tu deve estar duvidando, então aí está o vídeo para provar:

 

Sabendo o que precisa ser feito tu certamente encontrará ferramentas para isso.

 

Não estou condenando quem faz estes cursos, eles são bons para quem tem dificuldades em se adaptar as ferramentas. Mas eles ensinam somente ferramentas. Se você não sabe nada de Photoshop e vai fazer um curso técnico de Design onde o Photoshop será utilizado, tudo bem, faça um curso do software antes, vai ser útil, vai acelerar teu aprendizado no curso. Mas saber Photoshop não te transformará em designer, acredite.

 

Já dei aula em um "curso de webdesign", que na verdade era um curso de ferramentas Macromedia. Dei aula de Flash, Dreamweaver e Fireworks. Antes disso falei sobre HTML, mas não sobre webstandards, não sobre acessibilidade. Meus alunos saíram capacitados a desenvolver um site no Dreamweaver e a entender, na medida do possível, o HTML que o software gera. Aprenderam a fazer botões em Flash, ações e um mínimo, bem mínimo, de actionscript. Mas eles não aprenderam a pensar no usuário, a pensar em usabilidade, se preocupar com acessibilidade. Tudo o que eles queriam eram botões em flash, cronômetros e barras de títulos se movendo com "efeitos" em javascript. Sou formado em design, meus colegas de profissão sabem que isso dói, dói lá na alma. Ainda mais quando se trata de "meus alunos".

 

De que adianta tu dominar uma ferramenta se teu estudo vai parar por aí? Dominar o Dreamweaver não te capacita a fazer um site.

Antes de fazer um cursinho "barato" (e não é barato, acreditem) para aprender sobre ferramentas, que tal tentar descobrir o que é design e pensar em fazer um curso superior?
Talvez um técnico, mas não focado somente em ferramentas.

 

Aprenda a utilizar ferramentas mas aprenda também a utilizar a cabeça.

Sucesso! 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *