Sitemap? Em html também vale…

Depois de mexer (bastante) no layout e na navegação do And After, comecei a me voltar a otimização do site. O código não está tão limpo quanto eu gostaria, mas antes de ficar de paranóia tentando reduzir as DIVs no código resolvi montar o sitemap.

Para quem ainda não sabe, o sitemap é um arquivo que lista todas (ou as principais) páginas de um site. E acredito que é importante ter um. Primeiro porque facilita a vida dos leitores e depois pelos crawler´s, que podem se utilizar do sitemap para verificar atualizações no site.

O Google Sitemap é bem funcional e simples de usar. Você gera um sitemap em XML e cadastra nas Ferramentas para Webmasters do Google. Pronto, quando você atualizar seu site (e claro, o sitemap) o google é notificado da última alteração, agilizando a indexação do seu site. E agilidade significa estar na frente (ui) da concorrência. Clique aqui para saber mais sobre o Google Sitemap.

O sitemap em HTML tem a mesma função, listar os links relevantes do site. E isso não está obsoleto? Não.

Sabemos que para calcular o valor do pagerank os links recebidos são levados em consideração, mesmo que estes links sejam do mesmo domínio. O Fabio explicou aqui como os crawlers funcionam e isso me lembrou a "teoria dos dois cliques", que diz que qualquer página do site deve estar acessível a no máximo dois cliques. Não sou tão severo assim, mas buscadores podem ser.

Com um sitemap a um clique da sua página principal você permite a varredura completa do site.

Em testes na empresa onde trabalho, o uso do sitemap HTML é fundamental e traz um ganho significativo na indexação e re-indexação de páginas, visto a quantidade de cliques para atigi-la.

Fabio Ricotta

Como as visitas por aqui ainda estão baixas porém crescendo rapidamente, eu não consigo acompanhar os resultados das alterações. Mas a curva de visitas é crescente, obrigado.

É isso, o pagerank esta aí para ser explorado e a dica esta aí. Custa perder cinco minutos para montar um sitemap?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *