Segurança no trabalho – serra que não corta pessoas

Segurança no trabalho é uma preocupação em todas as empresas. Tive aula de práticas de oficina, onde eram abordados temas como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e em pesquisa em alguns ambientes de trabalhos onde seria necessário o uso isso não ocorria (parte por desinformação do pessoal do chão de fábrica, parte por falta de instrução superior quanto as vantagens do uso dos equipamentos).

 

Um dos equipamentos perigosos é a serra, pois qualquer descuido do operador resulta em um corte feito rapidamente, normalmente o operador está fazendo um pouco de força empurrando o material contra a serra, segundos de descuido é o suficiente para um acidente que resulte em um corte profundo ou até em uma amputação.

Pensando nisso foi projetada uma serra que ao entrar em contato com o corpo humano automaticamente ativa um freio emergencial e recolhe a serra, tornando o corte MÍNIMO, pouco mais profundo que o corte que você fez cortando bifes na semana semana passada…

 O vídeo explica e exemplifica o funcionamento deste sistema de segurança:

Para quem não entende muito bem o inglês, o equipamento fica enviando sinais elétricos para a serra, que ao entrar em contato com a madeira (isolante) nada acontece. Quando o corpo humano entra em contato com a serra ele absorve estes impulsos, assim que o sistema percebe que os impulsos não estão voltando ele aciona um freio e recolhe a serra, evitando um novo Luis Inácio acidente.

Mais informações no site oficial.

Via Design47


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *