Resenha do livro "A inteligência Coletiva"

Apesar do pouquíssimo tempo para a leitura do livro e a entrega da resenha atrasada para a aula, segue o que saiu das minhas impressões (que devo dizer que foram superficiais, não consegui ler e entender tudo que lia) do livro.
 

———————————————–

Livro: A inteligência coletiva – Por uma antropologia do ciberespaço

Autor: Pierre Lévy
 

Introdução

O livro, apesar de parecer pelo título que se trata de um assunto bem atual como a inteligência coletiva, nos mostra que, na verdade, há muito tempo esse conceito já é aplicado e estudado – e o texto mostra exatamente isso: a história da inteligência coletiva até chegar nos dias de hoje, na junção dela com as possibilidades do ciberespaço.

O autor parece conseguir abranger todas as áreas possíveis sobre o tema quanto à história, à aplicação e as conseqüências de uma inteligência coletiva, não deixando nenhuma falha no raciocínio – levantamentos sobre pontos positivos – e negativos às vezes – deixa o texto completo sobre o tema abordado.

Apresentação e apreciação crítica

Para quem se interessa por assuntos sobre colaborativismo e compartilhamento, principalmente no ciberespaço e mais especificamente na web, esse livro é um ‘sopro de esperança’, pois quem acredita que essa é uma maneira de aprender e ensinar, Pierre Lévy mostra que é possível, e talvez como seja possível aplicar e incitar essa prática, apesar de não parecer que a grande maioria dos indivíduos hoje pense dessa maneira.

O autor aborda todos os temas pertinentes ao que é a inteligência coletiva, que não se restringem a apenas expor o que você conhece, esperando algum feedback, alguma discussão. Para Lévy, a inteligência coletiva está também em reconhecer o outro indivíduo como uma inteligência, um conhecimento em potencial – são diferentes saberes que se complementam, não subjugar ninguém por seu emprego, sua condição social, sobrenome, etc. pois todos têm seus conhecimentos e que, se todos se reconhecessem dessa maneira, seria um passo a para a exaltação da inteligência coletiva e o aumento do entendimento de cada um.

Pierre Lévy disserta no prólogo como a língua pode ser uma barreira a inteligência coletiva, fazendo um levantamento das mudanças tecnológicas e como nos tornamos de certa forma nômades com isso, podendo passar de ‘mundos a mundos’, territórios a territórios, muito rapidamente com o avanço das tecnologias.

Lévy acredita que a inteligência coletiva aplicada à economia e ao mercado seria benéfica, pois cada indivíduo possuí o que ele chama de savoir-faire (saber fazer) que compartilhado só faria bem ao sistema, não só econômico e mercadológico, mas como um todo.

Num outro momento, apesar das nanotecnologias tomarem mais espaço nos veículos de comunicação há pouco tempo, o autor faz um estudo sobre o molar e o molecular. Ele diz que o processo molar são coisas feitas, planejadas, aplicadas para o todo, ou para a grande maioria, sem pensar nas especificidades de cada indivíduo ou grupo pequeno. Porém ele afirma que está havendo uma tendência ao tratamento molecular, que é muito mais específico, mais ágil. Pensando em pequenos grupos ou indivíduos, é possível dar tratamentos mais finos, aplicáveis nos campos da vida, matéria, informação e coletivos humanos – um exemplo seria uma transferência de um meio molar como a TV (programas para grandes públicos, etc.) para a internet, que pode ser tanto um meio molar como molecular, com fóruns e sites especializados (mais específicos, grupos pequenos, tratamento mais pessoal).

Já no campo da política, ele defende que uma sociedade, um coletivo “poderia experimentar modos de organização e de regulação coletivos, exaltando a multiplicidade e a variedade” e lembra que “coletivo não é necessariamente sinônimo de maciço e uniforme”. Para ele, poderia existir uma “Democracia em tempo real” onde todos são atuantes para decisões do coletivo – todos falam, sem se sobreporem uns aos outros, todos ouvem e tentam chegar a um acordo. Lévy chega até mesmo a propor uma estrutura de cidade inteligente, com uma dinâmica que favorece a decisão de todos sobre pontos comuns, sempre num movimento espiral.

Lévy faz também um complexo levantamento da inteligência coletiva sob a ótica teológica, citando concepções medievais do tema – discorre sobre diferentes “espaços” como o temporal, o afetivo, o lingüístico, etc. E, num nível mais amplo, ele aponta alguns “espaços antropológicos” que seriam a base de tudo: a Terra, o Território, o Espaço das mercadorias e o Espaço do saber. Essas estruturas vão se refinando, se atualizando, começando da Terra como estrutura básica, o Território como primeira parte perceptível para o indivíduo, o Espaço das Mercadorias como o que vivemos no presente momento e o Espaço do Saber, que é a proposta do livro para os novos tempos. Vale ressaltar que Lévy afirma que os espaços continuam coexistindo, mas se intercalando, misturando, “acontecendo” ao mesmo tempo. Cada um desses espaços, apesar de não se misturarem nas suas especificidades, são muito bem definidos quanto ao tratamento de tudo que se passam por eles.


Conclusão

Ao fim, pode-se perceber que o texto é complexo e completo, e pessoas que não estão diretamente ligadas à área da tecnologia, mais especificamente do ciberespaço, poderiam ter algum problema para o entendimento das idéias do autor e como o sistema realmente funciona.

Ao fazer uma comparação do texto de 1994 com os dias de hoje, podemos dizer que realmente o que ele disse é a tendência – o autor se antecipou em 15 anos analisando pontos históricos e prevendo onde poderíamos chegar e onde vamos chegar ainda.

Lévy é bem otimista em seus estudos, mostrando um futuro onde as sociedades seriam mais inteligentes e organizadas, e usando como meio para isso, a inteligência coletiva e os meios digitais.

———————————————–
 

E você, já leu esse  livro?
Concorda?
Discorda?
Tem algo a acrescentar ou a retirar?
Comente!
 

Para saber mais sobre o autor.

Ver o livro no Google Livros.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *