Qual a responsabilidade de um blogueiro?

Estava eu vasculhando arquivos de blogs interessantes e me deparei com questões da "responsabilidade blogueira" em um post do Fábio Seixas.

Qual é responsabilidade social de um blog? Se estamos aqui para expor nossas idéias e pensamento, estamos conseqüentemente influenciando pessoas. E esse poder de influência tras consigo um alto grau de responsabilidade.

Fábio Seixas

Como alguns devem saber estou com um processo judicial correndo por causa do Mas Que Loucura, um blog de humor que mantenho. Blog de humor. Daqueles com direito a texto dizendo que o conteúdo é fictício, sabe? E resolveram processar igual, boa sorte.

A responsabilidade ao escrever uma crônica em um site que tem os dizeres "todo o conteúdo é fictício" ou tem o nome Mr Manson (que não é o caso do Mas Que Loucura) eu considero quase nula. Escrevo para (me) divertir.

Acredito sim que blogueiros deveriam ter responsabilidade, mas existe um limite. Eu não vendo drogas, não incentivo a pedofilia, a pirataria ou o suicídio em massa (e acho que incentivar suicídio em massa não deveria ser crime, fraco de cabeça é quem vai na onda). E eu pago meus impostos. Quando criei o Mas Que Loucura o objetivo era um só: me divertir. E fazer isso escrevendo minha opinião sobre qualquer coisa. O objetivo continua o mesmo, agora recebendo uns cents para isso.

Credibilidade se consegue com o tempo e citando fontes, e é exatamente o que estou tentando fazer com o And After. Se minha opinião vai botar em risco minha credibilidade tenho uma notícia para o leitor: problema dele.

Mas isso não é o bastante. Andrew Keen abriu um balaio de cobras, levantando a bola preferida da Blogosfera: A tal credibilidade, imparcialidade, responsabilidade (fap fap fap fap) dos blogs. (fap é uma onomatopéia para o ruído de um adolescente se masturbando)

Carlos Cardoso

Concordo com o Cardoso, escrevo para a pequena parcela que se interessa por minha opinião sobre determinado assunto – sim, existe essa parcela da população. Os blogs estão aí para quem quiser ler, a internet não é aquela terra-sem-lei mas a liberdade de expressão está valendo.

Aí vem gente de todo o canto, blogueiros profissionais e de peito estufando reclamando: blogs de humor que lançam notícias podem prejudicar a blogosfera!

Claro que podem, acompanhem meu raciocínio: o salsinha¹ leu o título e foi pulando parágrafos da notícia, pegou a idéia central e espalhou pelo escritório. Ler o rodapé que diz que o site é de humor? Não. Ler outras notícias para ver se o site é confiável? Muito trabalhoso.

O indivíduo vê um título chamativo (como toda a notícia falsa bem sucedida deve ter) e sai falando como se fosse verdade. Mais tarde, já indignado por ser o pato da vez sai difamando blogs e dizendo que a informação que eles passam é errada, que a internet não é fonte confiável, bla bla bla. Esse é um cara que adora o Estadão e a sua campanha.

Sinceramente? Estes leitores eu não quero para meus textos, são merecedores de pagar o pato.

Agora um site sério publicar notícias erradas, aí sou contra. Nesse caso sim, é colocar a credibilidade no lixo. Aqui no And After eu não publicaria – e nem deixaria que publicassem – uma notícia falsa-difamadora-errada.

Minha responsabilidade de blogueiro eu reparto com meu leitor, que acredito eu, sabe muito bem por onde navega.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *