R Design – Eu fui

Antes de começar lembro que hoje (5 de novembro) é comemorado o dia nacional dos designers, parabéns a todos!

Agora sim, vamos ao R Design 4 (Encontro Regional de Estudantes de Design) que aconteceu em Porto Alegre entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, reunindo pessoal de todos os cantos (e não só do sul como eu imaginava).

Paixão ao design que tenho, eu e meus colegas fomos a primeira leva a chegar no evento – não contando a CORDE (Comissão Organizador do R Design), que estava acordando quando chegamos – sim, chegamos bem antes do horário previsto – e está de parabéns pela organização do evento que agradou a todos, pelo menos foi o que indicou a pesquisa popular feita na finaleira de tudo. Nos acampamos logo em seguida a nossa chegada, a segurança era excelente – parabéns para a organização e empresa responsável – e o alojamento era coberto.

 

Alojamento 1 - O que sobreviveu ao alagamento
Alojamento 1 – O que sobreviveu ao alagamento

 

Debates interessantes, balaios incendiados, oficinas participativas e sobre palestras não posso comentar: não consegui participar de nenhuma.

O dia 31 foi tomado apelas pelo credenciamento do pessoal e integração do grupo (repentinaaaaaa – existiam megafones), que aconteceu muito bem com direito a uma certa pessoa me bombardenado com ovos.

Integração Nacional, o pessoal de Manaus, Salvador, Passo Fundo, Porto Alegre e sei lá mais daonde se divertindo no alojamento com o trava língua: casa suja, chão sujo. Ou caxaxuxaxuxuxujo.

 

ATY, valeu por disponibilizar o vídeo!

 

Já no dia 1 pela manhã participei da oficina Materiais para rendering ministrada por Saori Mukami, que apresentou excelentes trabalhos (ilustrações e representações de render no papel, caneta, lápis, xerox, aquarela e tudo que tu consiga imaginar) sobre moda – que não é minha área, mas pelas ilustrações valeu a pena.

Na tarde o que eu mais queria: em uma das vivências conheci a GAD Branding & Design. e babei pelo escritório de Porto Alegre – que em Porto Alegre conta com mais de 60 funcionários. Biblioteca, cozinha, área de impressão, criação, sala de palestras/apresentaçõs/cursos, sanitários, sala de reunião (a distância), tudo. O bom humor reina por lá (cartazes de jogos com sátiras com parte da equipe em alguns lugares), pena que não trabalhem com internet para que eu tentar implantar meu CV por lá. 😉

 

Biblioteca da GAD
Parte da biblioteca da GAD

 

Participeida oficina Design de interface centrado no usuário ministrada por Moisés Ribeiro da Silva e Christian Pablo, que apresentaram muito bem uma coisa que eu sempre defendi (provavelmente por trabalhar sozinho na maioria dos projetos) que é a importância da arquitetura da informação para o designer do site. Discutimos e trabalhamos na prática a organização de conteúdo relevante e arquitetura da informação no site, foram apresentados alguns wireframes muito bacanas e o resultado final do projeto. Infelizmente perdi o segundo dia desta oficina, que seria quando produziríamos um wireframe baseado no exercício do dia anterior, mas mesmo assim acresentou muito a minha metodologia. 😀

Uma das vivências que participei foi ir para o Beira Rio ver um jogo do meu Internacional, que infelizmente terminou no zero a zero me decepcionando, uma pena. 🙁

No último dia teve a festa roquenroll mas exista um problema: não tinha Polar e Bavaria (do'h!) custava 3 reais – a lata. Enquanto no bolicho (ponto de encontro do pessoal e bar organizado pela CORDE) a Polar custava 3 reais a garrafa. Vou repetir, a Polar custava 3 reais a garrafa! O que aconteceu? Depois de muita insistência a organização prometeu abrir o Bolicho as 4 da manhã, então saímos da festa e… bom, cantamos lá no bolicho até ele ser aberto.

 

Bolicho, tá choveeendo, ô ôOÕ ô ê ô ô…

 

No geral foi tudo muito bom. Dezenas de amizades, festas inesquecíveis, experiências e discussões quentes (ui) sobre a educação que estamos tendo para o futuro mercado do design brasileiro. Poderia escrever um livro sobre o evento, mas deixo a opinião de todos os que foram: já deixou saudades.

Para finalizar, faço das palavras do Fernando (que conheci por lá) as minhas:

Um grande parabéns pra CORDe toda, Tarugo, Rafa, Anna, Beta, Carol, Zé, Guilherme, Isma, Avla (acertei?) e a todos os outros que me esqueci devido a falta de memória congênita que carrego.

Se você é estudante, vá aos encontros, se você é profissional, divida o que você sabe com quem está aprendendo que isso só vai melhorar o nível da classe como um todo.

Fernando Galdino em design.com.br

É isso aí pessoal, participem que estes encontros não são apenas festas e networking, sai muita idéia e projeto bom daí, além da experiência e troca de informação.

Um abraço para todos que participaram e… vamos pro N Design em Manaus?

ps: este texto foi escrito para ser postado na tarde do dia 5, mas por forças maiores estou postando na madrugada para o dia 6.

 

ps2: o pessoal criou um flickr para postar as fotos de todo mundo, ent&atilde
;o para acessar clique aqui (não foi só festa, mas o pessoal se preocupava mais em fotografar essa parte do encontro…)


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *