Como instalar o PHP no IIS

Quando eu estava em São Paulo, no Campus Party aconteceu duas vezes do And After sobrecarregar o servidor, sair do ar e prejudicar outros clientes do servidor compartilhado.

Para resolver o problema resolvi partir para um servidor dedicado (não só para o And After, mas também outros para sites/serviços que eu administro) e para isso tive que aprender um pouco sobre configuração de servidor, pois agora eu sou responsável por isso sem painel (plesk, cpanel, etc...), está tudo "nu e cru", direto no IIS.

Uma das coisas que eu nunca tinha feito era configurar o PHP no IIS e procurando pela internet encontrei vários tutoriais: muito extensos, com informações faltando, tive que juntar informações de vários artigos (e fingir que não li tantas outras) para encontrar o caminho mais curto para essa configuração. Os tutoriais em inglês foram os que mais ajudaram, então fiz um passo a passo do que eu fiz para configurar aqui, descartando as algumas configurações que não tiveram impacto nenhum no funcionamento do PHP (pelo menos até agora).

Neste artigo não vou explicar como instalar e configurar o IIS, vou apenas ensinar como conigurar o PHP supondo que o IIS já está funcionando e rodando em sua máquina.

 

Como configurar o PHP no IIS

Em três passos é possível estar com o PHP instalado e configurado, vou explicar da forma mais rápida e direta possível, lembrando que estes passos são para quem já tem o IIS instalado e rodando na máquina.

  1.  Instalar o PHP
  2. Configurar o PHP
  3. Configurar o IIS
  4. Testar

 


Instalar o PHP

Faça o download do PHP, a versão que eu utilizei foi a 5.2.8, recomendo que você utilize sempre a última versão. Não se esqueça de baixar da lista Windows Binaries, já que ele será instalado no IIS.

O download é um arquivo .zip, descompacte este arquivo na pasta C:PHP (você pode esoclher qualquer pasta, esta será a pasta utilizada para este tutorial).

Na pasta que você descompactou, procure pelo arquivo php.ini-recommended

Copie este arquivo para C:WINDOWS OU para C:WINNT, depende da versão do SO no seu servidor.

Renomeio o arquivo php.ini-recommended (o que está na pasta do windows) para php.ini 

Pronto, o PHP está instalado.

 


Configurando o PHP

O que você precisa fazer para funcionar no IIS é o seguinte, abra o arquivo php.ini e procure pela linha de configuração cgi.force_redirect. Ela está como comentário (tem um ; no início da linha) e vai estar com o valor 1.

Retire o ; para esta linha deixar de ser comentário e troque o valor para 0 no lugar do 1 que tinha antes.

Este foi o passo mais importante e que eu mais demorei para resolver da configuração PHP no IIS, então não esqueça de fazer o que está aí em cima!

 

Não vou dar muitas explicações sobre as configurações do PHP, se você quiser realmente configurar ele para o que você precisa você deve ler o php.ini (que foi copiado para a pasta do windows) e ir alterando as configurações por lá.

 

Configurando as extensões do PHP

Procure pela linha da configuração "extension_dir" (sem aspas) no php.ini e coloque o valor "C:PHPext" (lembrando que neste caso C:PHP é o local onde descompactei os arquivos).

Existe uma série de configurações das extensões, você pode selecionar extensões para serem carregadas 

 

Em alguns tutorias que li diziam que era necessário copiar todos os arquivos que não são dll´s da pasta C:PHP para C:WindowsSystem32. 

Eu não fiz isso e funcionou.

 


Configurando o IIS

Com o PHP instalado e configurado, você precisa fazer com que o IIS reconheça a extensão PHP, então vamos lá.

Abra o IIS, clique com o botão direito em Web Sites e clique em Propriedades.

Vá para a aba Home Directory e clique em Configuration (botão localizado na parte de "Apliccation settings")

Clique em ADD, no campo Executable clique em Browse e procure o arquivo php5isapi.dll (neste caso ele está em C:PHPphp5isapi.dll)

No campo Extension digite .php

Clique em OK e volte para o IIS.

Se você já tem sites configurados no servidor aplique este passo em todos os sites que deverão rodar PHP.

 

 

No IIS clique com o botão direito em Web Service Extension e em Add a New Web service extension

Em Extension Name digite PHP, clique em Add para adicionar um arquivo e procure novamente pelo php5isapi.dll.

Clique em OK e reinicie o servidor, seu servidor deve estar pronto para interpretar scripts em PHP.

 

 


Testando

Em algum site configurado no IIS (se não tiver nenhum, configure-o) crie um arquivo teste.php com o código abaixo

<?php phpinfo(); ?>

Abra o navegador e execute o arquivo, exemplo: http://localhost/teste.php

Deverá aparecer uma página com as configurações do PHP funcionando.

 

Se der erro que o arquivo não existe (404) verifique se você configurou corretamente o site (teste em um arquivo .html para ver se ele é encontrado), se o site estiver funcionando corretamente pode ser problema na configuração da extensão.

Vá em Web Service Extension dentro do IIS e veja se a extensão PHP que você adicionou está aparecendo.

Vverifique se ela está aparecendo nas configurações do aplicativo (Web sites -> Home directory -> configuration) a extensão .php.

 

Espero ter ajudado, aqui tudo funcionou certinho seguindo estes passos! :)

Back to Top