Campus Party – Estou indo!

Começa hoje a considerada maior festa tecnológica do mundo na Bienal do Ibirapuera – o Campus Party.

Originalmente o evento é realizado na Espanha e conta com a presença de estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos – em edições anteriores contou com a participacão de nomes como Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas e Stephen Hawking, grande físico britânico.

Durante uma semana, pessoas de vários lugares do país e até outros países se reunem para participar de palestras, oficinas, competições e debates.

Campus Party - Espanha
Campus Party – Espanha

Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.
Site Oficial

E é assim mesmo que funciona – 3000 vagas foram disponibilizadas para campuseros, que são as pessoas que vão literalmente acampar na Bienal. Cada uma tem direito a uma barraca – que será dividida com mais uma pessoa – e a um ponto para ligar seu computador. Serão aproximadamente 3000 computadores ligados em rede e com uma conexão de 5Gb. Detalhe: diferente de outros eventos que cobram taxas absurdas de inscrição, o Campus Party cobrava apenas R$100,00 pela taxa de inscrição para uma semana.

A programação do evento conta com diversas atividades em diversas áreas do conhecimento: Astronomia, Robótica, Criatividade, Desenvolvimento, Software Livre, Games, Simulação, Modding, Música e Blogs – esse último que entra pela primeira vez como tema no evento.

Pelo meu cronograma, ficarei bem ligada na programação das áreas campusblog e criação: palestra sobre Direito Digital e palestra sobre Producão Colaborativa na terça, Oficina de Mobilidade e Oficina Blogando para Ensinar na quarta, palestra Arte em Pixels com Giselle Beiguelman, palestra sobre Jornalismo e Nova Econômia e lançamento de livro do Steven Johnson (esse não perco por nada) na quinta, palestra Momento hacker: como pensam e como agem os hackers e oficina de Vídeo Digital com a Colméia na sexta, oficina Redação para Blogs, palestra com Mr. Manson do cocadaboa, palestra Criando a cidade do conhecimento 2.0 e oficina sobre Redes Sociais no sábado. Uff, espero conseguir ver isso e muito mais que está no meu cronograma.

barcamp

 

E, claro, além de tudo, existirão os barcamps em paralelo e toda a troca de conteúdo/informação pelos corredores e espaços da Bienal.

Confira um vídeo com os preparativos:

 

Baixe a programação completa clicando aqui.

 

O site oficial do evento é www.campus-party.com.br, mais informações no blog www.campus-party.com.br/blogoficial

 

PS: foi criado um BLOGBLOGS' LIVESTREM do evento. Tudo que está sendo comentado em blogs, Twitter, Youtube e Flickr está por lá. É para não perder nada mesmo 😉

PPS: como vou ao evento patrocinada pela minha empresa e terei que fazer relatórios sobre o que vi por lá, durante a semana novidades do Campus Party serão publicadas aqui no And After!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *