Os Blogs como fonte de informação – na frente da grande mídia

Quem usa a internet a mais de meio ano (tipo, o mundo todo) deve lembrar da ridícula campanha que o Estadão fez tentando queimar os blogs como fonte segura de informação.

Vou ajudar a refrescar a memória:

 

 

 

Acho que é o suficiente para lembrar, mas se você quiser ver mais peças da campanha leia O poder da Efigênia e a Estupidez do Estadão.

Claro, isso gerou represálias entre muitos blogs e sites que apoiam blogs.

Fredão

Veja mais em: Quem realmente são macacos?

Essa introdução lembrando essa tentativa inútil do Estadão combater os blogs como fonte de informação foi para mostrar uma tentativa de um portal de se mostrar na frente.

Os bons blogs – especializados em um assunto – normalmente estão na frente dos portais e televisão. Me limito a falar sobre os de tecnologia (nem vou citar o design…). As vezes leio e/ou publico alguma matéria e dias depois ela está no Jornal do Almoço, no Fantástico… no site do Estadão.

Lembram do Rodrigo Lacerda, o responsável pelo ataque ao Orkut? Estadão não sei como consegui uma entevista com ele!
Nossa, eles tem mesmo bons jornalistas.

Achá-lo não é fácil. Ele sumiu há quase um mês da web. Não dá as caras no fórum de programação no qual é administrador; não escreve no blog; o perfil no Orkut foi excluído; o e-mail não existe mais; no celular, só dá caixa postal. Onde foi parar o cara que “bagunçou o Orkut?” “Estou em férias”, disse ao Link, em sua primeira entrevista após o furdunço que causou na rede. “Só pensarei em internet em fevereiro, quando voltar a São Paulo.”

Link (no follow neles)

Reparem na parte que eu negritei. Agora eu me pergunto: foi do Estadão que me ligaram para pedir um contato com o Rodrigo porque leram a entrevista que eu havia feito um mês antes? Acho que sim.

Os blogs estão na frente e não só em tecnologia, vou citar alguns exemplos de blogs que acompanho e comparar com… o Estadão a dita mídia tradicional.

 

Economia e Educaçao Financeira

Veja só, quem gosta de dinheiro (e quem não gosta?) tem como leitura obrigatória o Dinheirama, que traz informações e responde dúvidas dos leitores. Uma verdadeira assessoria financeira – por quem entende o que está escrevendo.

Nas páginas de economia dos grandes portais o que encontramos? Gráficos sugados da Bovespa e notícias (atrasadas) que qualquer Homebroker nos entrega antes. Conhecimento adquirido? Zero.

 

Tecnologia

Os blogs dominam esta área, desenvolvedores, designers, viciados em gadgets, geeks em geral. Este povo com facilidade com a internet se criam excelentes blogs e mostram o que sabem.

Grandes portais utilizam o conhecimendo gerado pelos muitos blogueiros (experiências, testes com gadgets, vídeos, etc) e mandam ver. Sem linkar. Fora as notícias cruas, "Apple lança isso" e só. É bom? Não é? Com relação ao anterior, o que mudou? Onde compra, por quanto? Isso só um blog de um fanboy da Apple para dizer. E eles dizem.

Recomendados: Meio Bit , Digital Drops , Tecnomund, Tecnoblog
A lista é extensa.

Seria possível citar outras áreas, mas acho desnecessário. Muitos sites de notícias estão utilizando blogs para algumas áreas (já faz tempo) mas muitos de blog só tem o nome. A notícia continua fria, sem ponto de vista e sem links externos.

 

Será que o problema são patrocinadores?
Bom, fiquei com patrocinadores e percam leitores. A consequência será lógica – sem leitores, sem patrocínio.

Não estou condenando todos os portais e/ou sites de "mídia tradicional", somente a grande maioria. (6)

Aqui no And After já fui linkado por um jornal de Curitiba (que não sei mais dizer qual). Fiquei até espantado quando vi, foi publicado no jornal o Escorredor de Louça Modular e citaram o And After como fonte. Foi a primeira vez que aconteceu comigo, e a primeira vez a gente nunca esquece. Falo do link. 😀

 

O blogueiro que realmente quer ganhar leitores que confiem em seu conteúdo tem que investir certo tempo para iso: citar as fontes e cuidar para não cair em hoax (boatos) que são lançados a cada instante. Não dou credibilidade nenhuma para um blog que nunca vi e que não cita fonte. Se conheço o blog mas não tem fonte, ainda fico meio assim com a notícia.

Os leitores estão aprendendo a separar o joio do trigo e os bons blogs estão se destacando sobre a grande mídia. Vejo isso como um grande passo para a verdadeira "inclusão digital", que é possibilitar as pessoas a utilizarem – e confiarem – nos computadores e internet. A informação chega mais rápido nas mãos de quem procura – e o
s patos¹ que caem em hoax – serão apenas pseudo-blogueiros e jornalistas mal-formados. Os usuários saberão para que lado olhar. (Ah, utopia.)

Ainda não consigo entender porque essa necessidade de tentar mostrar que são os donos da verdade, que estão sempre na frente.

Negar que existe alguém na frente é o primeiro passo para ficar para trás.

Ah, pra finalizar o vídeo da campanha do Estadão, que causou todo o furdunço entre os blogs…

 

 

Planeta dos Macacos

Cada vez mais O Planeta é dos Macacos.

 

¹ pato – Termo usado pelo Mr Mansos para os jornalista (ruins) que caíram em seus boatos lançados pelo Cocadaboa

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *