Obsolescência Programada

Alguma vez você já comprou um produto eletrônico e, depois de um tempo, ele simplismente parou de funcionar? Isso é um saco não? Parece que os produtos fazem isso de propósito só pra terem que ser trocados, arrumados ou jogados fora. Pois então, não é apenas uma simples hipótese.

Este documentário espanhol fala sobre como a indústria programa a vida útil dos aparelhos. Seja por bem— garantindo a rotatividade do capital e de novas tecnologias—ou por mal—fazendo o consumidor ter que comprar cada vez mais coisas e jogar as antigas fora. Ele traça toda a história, os esquemas e as leis criadas para que isso acontecesse, inclusive dando provas que esse controle ainda acontece nos dias de hoje.

Já imaginou uma lâmpada que funciona há 100 anos? Ou eletrodomésticos que duram mais que 25 anos? Pois é, com séculos de evolução na área da tecnologia, os produtos não deveriam durar mais tempo do que atualmente?

Um documentário bom pra ver e tirar suas próprias conclusões, já que ele aborda os dois lados da história. Está em espanhol, porém, entendendo muito pouco é possível pegar as ideias principais, até porque possui legendas na maior parte do tempo.

 

E pra quem quiser ver e curtir a lâmpada de 100 anos, mostrada no vídeo, este é o link.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *