Na onda do ecologicamente correto

Está na moda ser "verde". Ecologicamente correto, na verdade.

Há um tempo atrás isso era assunto de ecologistas e ONGs, só. Ambientalistas, que normalmente eram (ou são) chamados de chatos.

Confesso que eu achava (ou acho) um assunto meio pé-no-saco. Claro que me preocupo com a natureza, meio-ambiente… Economizar água sempre que possível, separar plásticos e papéis para coleta seletiva, não jogar lixos por aí, procurar usar produtos reciclados e biodegradáveis – que ainda são bem mais caros que produtos "não corretos" -, economizar energia, etc. Aquela história do "pense global, aja local".
Mas enquanto nós, pobres mortais, fazemos nossa parte, países inteiros não aderem ao Protocolo de Kyoto, tsc.

Pelos menos algumas empresas fazem a sua parte, se preocupando com o meio ambiente, ou pelo menos fazendo uma "média" com seus produtos "green".

Vários sites têm mostrado essas inovações tecnológicas, aqui vão algumas mais interessantes:

A PC World fez uma lista com 10 produtos mais verdes, que incluí computadores com baixo consumo de energia, uma bateria carregada a energia solar um conceito de notebook da Asus feito de bambu.

Para continuar nessa onda, o site Nigel's Eco Store traz a linha Eco friendly office products: mouses, teclados e monitores feitos também de bambu – além de mouses pad feitos de borracha de pneus velhos e canetas feitas de partes de carros.

 A marca japonesa Sony anunciou o teste de sua bateria carregada a açúcar, conseguindo assim produção de energia limpa.
Quatro das biocélulas conectadas conseguiram gerar energia suficiente para fazer funcionar um tocador de Walkman.

Já a holandesa Philips Electronics se propos a criar um selo, o Green Tick, que acompanhará produtos que consumirão 10% a menos de energia e serão produzidos com materiais mais ecológicos. A empresa começa a campanha com suas TVs, mas pretende expandir para outros produtos também.

Ainda sobre economia de energia, o francês Gilles Belley criou um dispositivo chamado Energy Saving Adaptor. Segundo estudos, aparelhos em stand by são responsáveis por 10% do consumo de energia de uma casa. Cada módulo do ESA é responsável por um aparelho: quando o mesmo se encontra muito tempo em stand by, o dispositivo o desliga sozinho.

Para fechar com chave de ouro, só indicando um site chamado EcoGeek.org. Precisa dizer mais alguma coisa? :)˜


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *