Para quem não sabe, participei do 18o N Design em Manaus, e aqui vai minha impressão sobre o evento e a cidade.
Cheguei em Manaus na Sexta-Feira (dia 30 do mês passado) junto com a Bianca e tive a oportunidade de conhecer a cidade antes de começar o evento. Comecei a escrever isso lá no N mesmo, mas foi impossível terminar.
Manaus – a cidade molhada
A minha idéia da cidade era totalmente diferente do (pouco) que tive oportunidade de conhecer, que foi o centro da cidade. Manaus deve ter a maior densidade populacional do Brasil – lembro que conheci apenas o centro.
O trânsito é caótico, em todos os lugares que passei. Qualquer coisa é motivo de buzina, inclusive sinaleira (farol, semáforo).
Nas calçadas existem mais pessoas que o ambiente permite – a cidade ser antiga ajuda a aumentar o caos: calçadas estreitas, degraus gigantes da calçada para a rua e o trânsito enlouquecido.
Mas nem tudo é caos, fizemos (eu e a Bia) um passei de barco junto com um grupo de Tchecos (acredite!) e isso sim, foi muito bom. Se um dia estiver entediado por aí, venha para Manaus e faça um passeio de barco – e isso serve para os manauaras que ainda não fizeram.
Navegar pelo encontro das águas (Rio Negro e Solimões), entrar em igarapés em um barquinho pequeno de pesca, com um índio como capitão da “embarcação”.
Pesquei uma piranha!
O passeio valeu muito a pena, foi o dia inteiro com direito a almoço e conhecer diversos lugares.
N Design
Foto por Thiago Martins
Depois de dois dias de turismo o tão esperado N Design Manaus! Encontrei o pessoal do R Design Sul no alojamento, qu era a céu aberto, e aqui lá em Manaus chove pra caramba.
No alojamento rolou uma “República Rio Grandense” com a delegação X-Coração, da qual fizemos parte fazendo o primeiro churrasco do N (e o primeiro X-Coração de Manaus!).
Os paulistas gostaram da idéia e estão praticando desde então, espero que o X-Coração se torne a comida oficial dos designers, afinal só mussolini não dá, gente!
Participei de poucas oficinas pois optei por acompanhar várias palestras. Tem Rolou muita coisa boa acontecendo simultâneamente, mas infelizmente a área de web continua meio tímida – ou não, até o final do evento consegui várias palestras que envolvia web.
Até o momento consegui participar de atividades em todos os horários, só furei uma festa e a manhã desta quinta – a festa de quarta foi muito boa, com direito a pscina. 😀
Consegui manter isso até o final, participei de quase todas as palestras que o tempo permitiu.
A UFAM é gigante (lembre que eu estudo em um cubo) e a alimentação por aqui é bem acessível (e boa), ponto para a organização do evento.
O problema maior foi o local do alojamento. O acesso é no meio de muito barro, assim como o local para instalar as barracas. E é longe pra caramba de tudo. Entre acordar, ir até o banheiro tomar banho (uma saudável caminhada matinal, aquilo chegava a meio kilômetro), comer alguma coisa e pegar o ônibus para chegar até o local onde acontecem os eventos se vai um bom tempo.
Foto por Thiago Martins
Fora isso o evento está indo muito bem, foi excelente, as palestras que participei foram boas e consegui bons contatos com profissionais e estudantes.
Eu estava quase sempre com o notebook e aqui vai a lista das atividades que participei e que, provavelmente, se tornarão os próximos artigos por aqui.
Branding Sensorial: Consequência na percepção de valor da marca
Juliana Hollerbach
Juliana Hollerbach por Bruno Roots
Em busca de uma compreensão de consumo: Uma introdução à sociologia do consumo
Eduardo Cuducos
Reflexões sobre a prática do design, o exemplo do design automotivo.
Jairo José
O diferencial e as tendências do Design de Interação
Frederick Van Amstel (Senhor Usabilidoido)
O Design e a construção do futuro: atuação do designer na era do conhecimento
Ari Rocha
Web e belezabilidade
Foi um grupo de debate e não uma palestra, o debate era sobre a “belezabilidade” na web – estética vs funcionalidade.
Desenhando seu futuro
Eduardo Cronemberger
Pedro Correia
Bernardo Dias
Quem sua empresa que é?
Lígia Fascioni
Lígia Fascioni por Thiago Martins
Design e Mercado
“Mesa Redonda” com palestrantes sobre a regulamentação da profissão
Ilustrando com o lado certo do cérebro
Renato Faccini
Daniel Moura
De designer a Ergonomista
Robson Santos
Frufru – Interfaces animadas
Miguel Peres
Atingindo a maturidade no Design
Gustavo Jota
As novidades da velha “nova mídia”: O digital e a evolução do design
Luli Radfahrer
Luli Radfahrer por Thiago Martins
Bom, esta semana vou publicando pitacos sobre as palestras, esse post foi apenas uma introdução ao que vem por aí e fica a dica aos que não foram: participem de eventos de estudantes!
Deixe um comentário