Montando seu próprio Sketchbook

Er, olá pra vocês 8D".
 
Eu decidi fazer esse tutorial pra mostrar como eu fiz o meu sketchbook. Ele é importante porque pode acontecer de você estar em algum lugar sem estar com seus materiais de desenhos de costume e ver ou pensar em alguma coisa que seja inspirador na hora. Pra não perder essa nova idéia, é bom ter um sketchbook em mãos. Ele precisa ser consideravelmente pequeno e portátil. Já ouvi falar que existem esse tipo de caderno de rascunhos à venda, mas se você morar numa cidade que não existem esses luxos, então, mãos à obra!
 
Primeiro, comprei um bloco A4 de 20 folhas com gramatura 140g/m². Eu considero melhor usar um mais grossinho assim que sulfite normal, pois como nem sempre vai ter onde apoiar o sketchbook numa superfície plana, isso meio que ajuda a deixá-lo “duro”. Mas ao invés de usar um único tipo de papel, pode ser interessante usar de vários tipos – canson, couché, para aquarela etc.
 
Depois eu usei uma régua pra marcar exatamente o centro das folhas. Nessa parte é preciso ter atenção, pois alguns milímetros a mais ou a menos vão fazer MUITA diferença depois de juntar as folhas cortadas. Por isso meça os dois lados e veja se a linha está bem no meio. Depois use uma tesoura grande com ponta ou um estilete para cortá-las. Repita isso com todas as folhas. Pra tentar deixar o corte reto eu tinha começado a cortar com estilete e uma régua, mas não funcionou muito bem, ele começava a “desfiá-la”…
 
Depois de MUITA paciência em cortar as folhas, junte todas num monte. Você pode usar o lado que foi cortado (talvez ele fique com uma aparência meio rasgada) na direção em que será feito os furos na hora de encaderná-lo. Se achar que um pedacinho de uma das folhas ficou consideravelmente maior na borda, não hesite em dar uma ajustada com a tesoura.
 
Agora, vamos fazer a “capa” e “contracapa” do sketchbook. É preciso que seja alguma coisa firme e grossa. Eu tinha intenção de cortar uma caixa de sapato, mas troquei por um dos cadernos que ganhei ano passado na escola (tava mofando mesmo xp). Cortei um pedação da capa dos dois lados, já que não caberia dois A5 em só um. E ele é bem resistente, o que vai facilitar mais ainda na hora de desenhar sem ter uma base sólida pra apoiar (colo não é suficiente).
 
Se quiser, faça um desenho, colagem ou o que der na telha para usar na capa e contracapa. Use adeviso Contact para juntar o papel com o pedaço da qualquer-coisa-dura que você achou aí XD, afinal usar cola branca pode ser uma péssima idéia, pois ela pode enrugar a folha ou fazer alguma catástrofe maior…
 
Agora é só mandar encadernar e pronto! Um novo sketchbook personalizado pra você aproveitar ao máximo! 8D
 
Enfim, não sei se meu primeiro post no And After foi útil pra vocês, mas é isso.  E obrigada pela atenção ^_^

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *