Maior prêmio de competição espacial: 30 milhões de dólares

 

O Google oferece 30 milhões de dólares em prêmio para a competição privada de empresas que enviarem um robô para a Lua. Miséria de dinheiro, ein?

Para receber o prêmio não é simplesmente mandar um carrinho de controle remoto para a lua, o robô enviado deve fazer uma série de ações, como tirar foto, gravar vídeo e andar sobre a superfície lunar. Se alguma empresa aí quiser participar, vale até 2012.

Essa competição é uma forma de estimular pesquisas espaciais de exploração com a robótica de baix custo, foi o que anunciou Google e X-Prize.

Os 30 milhões são divididos, por exemplo, a primeira empresa que enviar o robô para a lua e completar uma série de tarefas – como andar pela superfícia mais de 500m, coletar imagens e informações – fica com 20 milhões de dólares.

A segunda empresa que conseguir o objetivo, receberá cinco milhões. O que sobrar (5 milhões) são de bônus para o robô que tirar fotos do Apollo, encontrar água ou gelo e aguentar a temperatura noturna da lua.

Além a web coletiva agora pesquisa espacial coletiva. Vejam só, centenas de empresas vão investir em pesquisas para desenvolver hardware e software de baixo custo, permitindo sua participação na nova corrida espacial, muito mais legal daquela que eu estudei no colégio, sobre mísseis e essa coisa toda.

Vejam o vídeo de lançamento da "promoção":

 

 

 

Quem quiser mais informções, eu li na BBC News.

Ah, eu fiz robótica a um tempo atrás, mas acredito que não foi o suficiente… haha


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *