Apesar de ser formada em Design, hoje trabalho com Arquitetura da Informação. Sem nunca ter trabalhado na área antes (eu tinha uma idéia do que era pelas minhas leituras e tentava aplica-las na agência de webdesign em que trabalhava), posso dizer que tudo que aprendi na na prática foram nesses últimos 9 meses entre a empresa em que estou atualmente e a pós-graduação em Arquitetura da Informação que estou cursando.
Entre as áreas de Arquitetura da Informação e Design encontrei algumas semelhanças – que posso até mesmo estender a programadores – que são pessoas que aprendem a executar programas e acham que são profissionais daquela área. Não vou chover no molhado, pois já existem muitos textos falando sobre o assunto (para a área de design especificamente, recomento esse texto do Guilherme, Software não resolve). Isso tudo só é um alerta, pois como Arquitetura da Informação é uma área nova, já começa a sofrer os males que outras áreas sofrem há algum tempo…
Lembrem-se saber mexer em uma ferramenta não te faz um profissional da área!
Só saber Photoshop e Corel não te faz ser um designer.
Só saber Dreamweaver não te faz ser um programador.
E só saber Axure não te faz ser um Arquiteto da Informação.
Tendo isso em mente, coloco aqui uma dica boa pra quem quer utilizar o programa Axure, um dos grandes sucessos da área que te ajuda a criar wireframes e protótipos – um tutorial (em inglês) para se aprender mexendo no programa:
Guide: Axure Quick Start – Learn By Doing (em inglês)
Para se tornar um expert – pelo menos no programa – o site ainda oferece vários outros artigos. Acesse a página Become an Expert e confira. Mas lembre-se, saber mexer no Axure não te faz um Arquiteto da Informação: leia, estude e pesquise – tem muito mais que só o Axure para ser um bom profissional da área 😉
Deixe um comentário