Google – O monopólio

Estava eu lendo meus sites sagrados de toda a manhã e li no TNOW a notícia de que o Google News assinou contrato com 4 maiores agências de notícias do mundo, deixando elas em destaque no Google News. Favoritismo, muito dinheiro e o Google se tornando fonte de informação segura. Segura? Bom, se eles dizem ok.

Mas e daí? Pergunta o leitor desavisado.

No mercado de links patrocinados o Google está na frente. Yahoo não fica muito para trás, em 2004 comprou a empresa de Bill Gross (o "criador" do link patrocinado) e também está forte no mercado.

Mas o Google é o Google, com seu Adsense por toda a internet.

Gosto do "grande G", e utilizo diversos dos seus serviços. Dos que mais se destacam, para mim, é o Google Analytics e o que deu início a tudo, o buscador.

Apesar de ser um usuário muito bem servido pelo Google, sei que nenhum monopólio é favorável. Nem o dele, que oferece tudo gratuitamente. Se sou fã? Sim, claro. Se apoio um super monopólio? Não. Talvez.

 

 

Acompanhei a polêmica criada pelo UnderGoogle com o texto "A Google pode falir?" que é – de certa forma – uma crítica ao método de administração do Google, que não foca nos lucros e sim no usuário e qualidade (integração) dos serviços. Não discordo totalmente do Bruno, mas uma coisa é certa: lucro é consequência. Deve ser buscado sim, sempre, mas empresas que focam o lucro com o tempo acabam servindo serviços porcos. Fizeram relação com alguma empresa?

Capitalista que sou tenho como objetivo lucrar. Trabalho para isso, escrevo para isso, projeto para isso. Mas o foco principal nunca é lucro em si. Se fosse, eu roubaria bancos ou seria um falsificador.

Projetei o And After para escrever sobre design e tecnologia. Pensando e conversando, viajando, a idéia de um site colaborativo nasceu. Objetivos: navegação fácil, criar uma comunidade para troca de informação, utilizar o site como ferramenta para melhoria do mercado nacional de design. Talvez eu não tenha conseguido atingir os objetivos, ainda. Mas o lucro esta aí, implícito nessas coisas todas. O usuário é mais importante sim, afinal ele que gera lucro. Foi com esse pensamento "anti-lucro" que o Google é o que é hoje. Mas sim, poderia lucrar muito mais se pensasse de forma mais capitalista um pouco.

Esse monpólio que está sendo criado pelo império Google preocupa muita gente. É polêmica pelo Google Earth, pelos maps, pelas buscas armazenadas, pelo super banco de dados do orkut, mimimi, etc. Não que eu apóie o monopólio, mas não me importo. A partir do momento que o monopólio tenta "virar do mal", ele tem seus dias contados. Ainda mais na internet, onde do 0 se vai ao 100 em segundos.

As empresas prejudicadas pelo acordo do Google News vão perder? Vão sim. Mas nem todo mundo ganha. Não acho anti-ético nem nada, é um acordo comercial onde as partes buscam vantagens para elas, não para os outros. Favoritismo? Compre quem puder.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *