Gerenciando processos do computador no Linux

Usuários e suas dúvidas, umas são interessantes e outras nem tanto. Fui questionado outro dia sobre "Como se faz para saber o que esta consumindo o meu computador que esta tão lento, e como "mato" esse processo no Linux?"

Então resolvi fazer esse post, irei comparar o Gerenciador de Tarefas do Windows com as opções existentes no Linux.

 

No Windows usando o famoso comando CTRL + ALT +DEL e abre o gerenciador de tarefas, onde você pode ver o que esta rodando em seu computador, uso de memória, cpu etc…

 

Aí o famoso gerenciador de tarefas do Windows

 

No Linux o CRTL + ALT + DEL não resolve, ele pedirá se você quer desligar o equipamento, e se você não estiver em modo gráfico, irá reiniciar o computador. Irei mostrar duas opções para você gerenciar ou simplesmente ver os processos que estão rodando no seu PC.

 

Monitor do Sistema

 

Para usuários do Ubuntu essa é uma opção muito boa. No Gnome, vá no menu localizado na barra de cima do ambiente gráfico, e clique na opção Sistema -> Administração -> Monitor do sistema

 

É uma opção de fácil entendimento e compreensão para o usuário, lembra um pouco o gerenciador do Windows.

  

Comando Top

 

Outra opção boa é o comando "top". Para roda-la é só digitar top em um terminal, ele mostrará tudo (mesmo) que esta rodando no computador desde que ele foi ligado. 

 

 

Essa opção necessita um pouco mais de conhecimento do usuário, mas ela é mais completa que o monitor do sistema. Mostra além dos processos, quantidade de memória e cpu utilizada, que usuário esta rodando o processo, o tempo de utilização, etc…

 

"Tá, eu vi o que esta travando meu computador mas não consigo fechar isso, clico no terminal com o mouse e não acontece nada! Não aparece a opção fechar!"

 

Calma, agora vou mostrar como fechar a aplicação via terminal. Primeiro abra o terminal (obviamente), depois digite o comando ps -ax. Ele mostrará um "mini comando top" com o que esta rodando na maquina.

 

 

Resumindo, pegue o número do processo (PID). São os números bem a esquerda do terminal, que identificam o processo.

 

Se você quer fechar algum processo ou software específico digite  kill -9 (Número do processo). No caso acima, eu estaria fechando o meu Audacious (player de música).

 

Outro jeito de fechar a aplicação seria usando o comando killall audacious2 (nome do comando a aplicação).

 

Espero ter ajudado alguém neste mundo, se algo não ficou claro comentem perguntando.

 

#tchau


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *