Ganância na Blogosfera?

Estou estudando a criação de blogs internos no And After e como adquiri o costume de ler diversos blogs, convidei um deles, aparentemente o mais novo dos que frequento para ser o primeiro a testar essa idéia.

Já escrevi que as visitas aqui estão crescendo mas infelizmente o colaborativismo (mesmo que remunerado), que era a idéia principal do And After, não funcionou como eu esperava. Uma das primeiras publicações, falava sobre a "2.0 passiva".

Até agora quem escreve realmente por aqui sou eu e a Bia, contando com aparições esporádicas o Rafael e do DuffBerr. O que não é ruim, porque até agora o conteúdo se manteve satisfatório.

Voltando a idéia dos blogs internos, a idéia seria formar nichos separados de conteúdo, devido a amplitude do site. E também porque existe a simpatia dos leitores com escritores. A idéia dos blogs é essa, separar por conteúdo e/ou grupo de escritores.

Como eu já estava lendo a alguns dias o Tecnocult e percebi que não tinham domínio, eram recentes e com um conteúdo legal, resolvi arriscar a proposta. Hoje, depois de falar com o Marone no msn, li o seguinte postado lá no blog:

Hoje mas uma vez eu recebi um e-mail de interessados de fazer o "nosso" blog ganhar dinheiro. Pra olhos rápidos, todas as propostas são absurdamente tentadoras e com inúmeras possibilidades.

Eu, Marone Moura de Moraes não estou aqui pra ganhar dinheiro fácil, eu posso até ganhar dinheiro escrevendo e é excelente ter retorno de algo que te faz bem.

Eu nos primórdios de querer criar um blog também tinha esse pensamento de ganhar dinheiro fácil, é tentador, não tem como não passar essa hipótese na cabeça.

Antes de sair jogando pedra, antecipo que não sei se este post foi referente a minha proposta (ou se eles estão cheio de propostas "milionárias"). Se foi para a minha, senti um abuso do sensacionalismo no dinheiro fácil. O dia que eu souber "ganhar dinheiro rápido e milagroso" não vou mais chatear blogs enviando e-mails, eu juro.

Agora, para me inocentar, segue o final do meu e-mail, após explicar a idéia dos blogs internos.

…não faço nenhuma proposta milagrosa de dinheiro rápido sem fazer nada, sei que ganhar dinheiro com a internet é uma tarefa que leva tempo.

Nunca ofereci dinheiro fácil, até porque sou egoísta e se tá fácil quero para mim. Para blogueiros que ainda tem o pensamento do "blog dinheiro fácil" que o Marone citou existe uma solução: criar um blog. Criar um blog e tentar. Até perceber que escrever por escrever não dá dinheiro. Escrever por paixão, talvez também não dê.

E quando a gente não gosta a coisa não vai para frente. Dura pouco, fogo de palha. Eu blogo a, vamos ver, quatro anos? Mais ou menos. Nunca profissionalmente. Escrevo por paixão, e já disse isso.

O Marone foi muito gente boa comigo no msn mas se a idéia que ele tem daqui é "um blog cheio de propagandas, feroz por cliques de visitantes em meus anúncios", acho uma pena. E talvez tenha que rever os conceitos do site, que acho que não é o caso.

O objetivo do And After, a longo prazo, é sim ganhar dinheiro, ou eu não passaria meses programando. Minha dica de macaco-velho (4 anos é uma boa porcentagem da minha vida…) é blogar sobre algo que se tenha prazer em estudar e escrever. Se ofendi o pessoal do Tecnocult, aqui ficam minhas desculpas.

A proposta que fiz não visava "pisar" na cabeça de ninguém, nem alimentar egos famintos e muito menos roubar tráfego ou lucro do Tecnocult. Ou me expressei mal, ou fui mal interpretado ou eles responderam outra proposta via post. Espero que seja a última opção, claro.

E que não seja fogo de palha, como 80% dos blogs que nascem a cada dia.

E lá vou eu, seguir a jornada em busca de blogs interessados em participar daqui.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *