Feed – Completo ou parcial?

Essa semana eu estava atualizando os feeds do And After e do Mas Que Loucura (leia-se colocando feedburner entreoutras coisas mais, atrasado claro) e sempre forneci feeds completos no Mas Que Loucura e a dúvida: manter feeds completos ou deixar feeds parciais?

Lembro que tinha lido no Contraditorium sobre esse questionamento, e o Cardoso basicamente defendia o "cada um cada um", e acho isso correto. Meu blog, meu umbigo, e assim por diante. Assino o Contraditorium e como leitor detesto feeds incompletos, que não é o caso de lá.

No Problogger li um debate interessante, onde Gina Trapani, editora do famoso Life Hacker argumentava a favor de feeds parciais, e Rick Klau a favor dos feeds completos. Um dos argumentos que achei interessantes a favor dos feeds parciais não é o "ganhar dinheiro", mas sim a monitoração dos leitores. Num site você sabe o que é lido, quanto é lido e até por quem é lido. Quando o leitor se limita aos feeds fica impossível rastrear isso, o que não permite medir a temperatura dos posts. E claro, teoria desmanchada pelo Rick Klau, que já meteu os dedos pelo Feedburner e explicou que por lá é possível ver os itens mais lidos de cada Feed.

Ainda não sei como fazer, mas assim que escrever vou lá mexer nisso e ver como funciona direitinho. Até agora só usei o contador do FeedBurner, nada mais.

Mas e no "mercado" brasileiro de internet? Bom, aqui a moda é Orkut mesmo. Os feeds são conhecidos por uma meia dúzia e isso é uma pena. Enquanto uma pequena parcela é louca por novas tecnologias o resto é do tipo um pé atrás. A não ser que seja rede social, hype ou putaria, aí o negócio funciona.

Eu, leitor e blogueiro, defendo feeds completos. Assinantes são fiéis e não são quem normalmente vai clicar em sua publicidade. Vejo assinantes de feeds como aqueles que vão fazer o boca-a-boca, que vão ler (e entender) o que você postou. Paraquedista normalmente não comenta, quem vai apimentar as discussões através dos comentários?

Dizem as más línguas que os feeds completos geram mais visitas que os feeds parciais, provando que curiosidade não é um item levado em consideração ao clicar em feeds.

Não consigo ver grandes vantagens em feeds parciais, e se alguém quiser defender isso os comentários estão aí pra isso…


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *