Falem bem ou falem mal, mas falem coisas úteis sobre Web 2.0

Já li bastante sobre Web 2.0 – bastante, não muito ou ainda o suficiente. Mas posso dizer que ás vezes é de se ficar com raiva do tanto que falam e nada resovem. Bater na mesma tecla, se existiam ou não as ferramentas, se é preciso ou não dar nome, se é evolução ou não… é legal falar sobre essas coisas, todos os pontos precisam ser analisados e discutidos – mas não serem tomados como temas principais de uma discussão que é MUITO maior.

Acredito que o que existe é muita especulação sobre o assunto – tanto contra como a favor (obs: esse texto do Leo Hackin é BEM interessante, e na minha opinião discute o ponto certo sobre Web 2.0) – mas conteúdo de relevância mesmo, muito pouco. Se é hype falar que é legal, vem se tornando muito mais hype falar mal e causar polêmica, mas definitivamente, não agregar nenhum valor ao assunto.

Durante as pesquisas, fiquei surpresa com o tanto de bons conteúdos em espanhol e português de Portugal. Em Portugal até houve um encontro em Outubro de 2006, para a discussão de Weblogs, no âmbito da educação, jornalismo, cidadania, etc. Isso é discutir seriamente, discutir aplicações do que temos, não discutir quem inventou o que quando…

Se procura conteúdos e discussões sérias sobre o assunto, recomendo textos acadêmicos, como esse ‘O aspecto relacional das interações na Web 2.0′, de Alex Primo – direto, sem ‘EU ACHO QUE’, ou coisas do gênero ‘QUANDO EU COMEÇEI A USAR INTERNET’… Revistas querem vender e muitos (não todos) blogs querem visitas. Professores e pessoas que se dedicam seriamente ao tema pesquisam, buscam dados, referências e resultados, não escrevem por ‘achismos’ e/ou experiências próprias.

Se quiser escrever suas opiniões, muito legal, a internet está ai pra isso, compartilhar, democracia. Mas não acredite que sua opinião seja verdade absoluta, veja outras opiniões, esteja aberto e sem passionalidades.

Confesso que no inicio, até fiquei deslumbrada, achando nova maravilha da Internet, mas lendo, a gente descobre que não existe um único lado, uma única verdade.
Se você realmente se interessa pelo tema, não se deixe levar por opiniões somente contra, ou a favor, ou quem inventou, quando, onde. Veja o que temos disponível, use, explore, tire suas conclusões, depois as mude, e mude de novo. A história do ‘beta perpétuo’ da Web 2.0… Pense que SOMOS o beta perpétuo, ou você acha que já chegou na sua versão final? Oo

 

Só lembrando Mário Quintana:

Da Contradição

‘Se te contradisseste e acusam-ti…sorri.
Pois nada houve, em realidade.
Teu pensamento é que chegou, por si,
Ao outro pólo da verdade…’


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *