Explorer -> Firefox – uma evolução natural

Era uma vez…

… e quase todo mundo na vida começou usando Windows.

Eu mesma, do alto dos meus 10 ou 11 anos de idade, usava o Windows 3.11. Achava incrível jogar Paciência e aquele jogo das bombinhas.

Algum tempo se passou e, já no Windows 95, comecei a usar a tal da INTERNET. Qual o navegador? INTERNET EXPLORER, é claro. E assim se passaram, longos e bons (?) anos.

Na faculdade – de design – comecei a usar Macs. Aquele receio de nunca ter mexido em outro sistema operacional a não ser Windows, uma readaptação e, voilà, conheço o SAFARI e meu queridinho hoje em dia, FIREFOX.

Na época, usava o IE6 em casa e no meu (ex)emprego (estágio em design) e o Safari ou Firefox na faculdade.
Enfim, o Safari só roda em Mac, e eu ouvia falar muito do FF, fui me acostumando com ele e o instalei no emprego, que era o lugar que eu mais acessava internet. Com o tempo, consegui estimular meu irmão a usar em casa também.

Trabalhando na mesma sala que meus amigos da Tecnologia (na época, eu trabalhava num portal), ouvia muito se falar dos conflitos na programação* de quando se tratava de rodar páginas no IE ou FF.
Um dado interessante é que, meus colegas designers usavam IE, enquanto os da tecnologia usavam FF, e isso me deixou sempre meio, confusa. Até acho que só lá isso acontecia – designers descolados usam FF. Sempre ouvia os 'techs' dizerem que o IE era uma m*rd*, que poderia ter vários erros no script que ele interpretava sem problemas, dava brechas de segurança etc, etc, etc.

Depois de um tempo, eu simplesmente não conseguia entender como as pessoas ainda consguiam ter 10 janelas do IE abertas, e não uma do FF com quantas abas você quiser abertas. Para mim, abas eram como uma 8a maravilha do mundo.

Em casa, enfrentei uma outra luta, meu pai. Sempre muito ligado a tecnologia, ele ainda oferece certa resistência a coisas novas assim. Costumava gostar muito quando algum site não entrava no FF. "Tá vendo, é esse FF ai".
Na verdade, era aquele desenvolvedor lá, que não tinha pensado que não existe só o IE no mundo. Talvez, isso nem é culpa dele, é culpa da tal 'Guerra dos Browsers' – que no final, quem paga o pato e tem mais trabalho fazendo os sites funcionarem é ele mesmo. Ou os usuários, que ainda enfrentam problemas em acesso a páginas de banco ou jogos, por exemplo.

O tempo foi passando, o FF melhorando, e surgiu o tal do IE7 que, misteriosamente, se instalou completamente sozinho na minha máquina do trabalho – atualização automática? sei. Se já não bastasse ter que 'engolir' o IE pela vida inteira, quando eles resolvem atualizar o programa eu tenho que simplesmente concordar? Uma bela porc… enfim, não gostei, e por lá só usava mesmo para fazer testes de sites.

Uma questão é O MONOPÓLIO DA MICROSOFT. Você não compra só o sistema operacional, você leva o Pacote Office e, dificilmente se você não gosta um pouco de tecnologia, procura se informar mais, é o que você vai usar pro resto da vida. E assim, as pessoas compram computadores e levam IE, Media Player, Office, etc. Se as coisas fossem diferentes, e as pessoas tivessem escolha desde o início…

De uns tempos pra cá tenho acompanhado feliz o aumento dos números dos internautas usando o FF.

Enquanto a Microsoft comemora 3 milhões de downloads em 3 dias do Internet Explorer 7.0, a fundação Mozilla pode comemorar os 2 milhões de downloads do Firefox 2.0 em 24 horas ou 30 downloads por segundo.
BrPoint

Tudo bem, o cara dá os motivos pelos quais o FF teve tantos dowloads assim, e que provavelmente tudo já voltou como era antes. Mas continuo minha campanha, pelo uso do FF e para que desenvolvedores PENSEM em outros navegadores.

* Um link legal pra ver mais dessa história é no visibilidade.netMozilla Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 impõem respeito pelas normas de formato.

Quer acompanhar melhor a Guerra dos Browsers? Visite a página do W3C, Browser Statistics.

E, não, isso não é um post patrocinado pelo Mozilla Firefox 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *