Eu apoio sites brasileiros!

Brasileiro é mesmo estranho: em época de Copa do Mundo é tudo verde e amarelo com direito a cara pintada, camiseta da seleção, hino nacional e gritos de "Eu amo meu país" e logo depois – em tempos "normais" – é só reclamação de escândalo na política, de que o Brasil é isso, o Brasil é aquilo. E o brasileiro (no geral) tem preconceito das coisas produzidas por aqui.

Roupas tem que ser importadas para serem boas, eletrônicos, carros, comida… SITES? Não. Não sou um patriota, um lunático defensor do meu país, mas quando o assunto é internet sou um verdadeiro chauvinista. Tem coisas que lá fora são melhores? Sem dúvida. Mas a internet não é uma delas – e não me refiro a conexão, nisso estamos muito, muito mal. Mas em desenvolvimento e design (web) o Brasil está na frente de muitos países e é referência.

Que eu gosto de muita coisa de fora (eletrônicos e japonesas, por exemplo) não é segredo mas valorizo os bons projetos na web tupiniquim. Eu vendo meu peixe!

Trabalho com internet e as estatísticas de investimento na internet comprovam: é promissor. Infelizmente muitos da classe não fazem o mesmo e acabam se prejudicando e, o que é pior, prejudicando o mercado inteiro criando uma desvalorização pelo que é daqui.

E são estes mesmos que depois reclamam que "designer não é valorizado no Brasil" ou "prefiro programar para empresas de fora do Brasil que pagam melhor". Valorizem coisas boas daqui!

Sites brasileiros (e webservices) estão se destacando e oferecendo tantas vantagens quanto as ferramentas de fora. Vai uma lista de sites tupiniquins que merecem destaque e deveriam ser mais valorizados por aqui:

Via 6

www.via6.com.br

O Via 6 é um site para rede de contatos com uma enorme vantagem sobre o seu "concorrente" mais famoso, o Orkut: o site é para relacionamentos profissionais e é por isso que prefiro ele ao seus concorrentes.

Nada de spam com bomba explodindo e erros de ortografia bizarros (até se encontra, mas em menor escala). Assuntos interessantes e ligação com o Rec 6 (indexador de notícias).

 

 

Rec 6

www.rec6.com.br

Um indexador de notícias que começou focado em tecnologia e se expandiu. Qualquer usuário cadastrado pode enviar link em alguma das categorias do site e a votação dos usuários "sobe" os textos até a capa do site. Funciona integrado com o Via 6, publicando as notícias também nas comunidades da rede de contatos profissionais.

 

 

Ueba - Os melhores Links

www.ueba.com.br

Diversão e melhores links resumem o que é o Uêba, um interminável repertório de links interessantes sobre os mais diversos assuntos.

O interessante é que o "filtro" para aprovação do site não são os usuários (nadando contra a "maré 2.0") e sim o responsável pelo site (Gilberto Knutzz). E este filtro humano funciona muito bem, deixando passar só coisas interessantes por lá. O site é atualizado todo dia útil.

 

 

Aprex

www.aprex.com.br

Aprex é um escritório online que bate de frente com concorrentes como o Google oferecendo serviços como calendário, lista de contatos, disco virtual, tarefas, enquetes, blogs, apresentações e e-mail marketing.

O sócio-diretor do Aprex, Guilherme Coelho, em entrevista ao Blog dos Blogs, do IDG Now!, explicou porque acredita que o Aprex vai dar certo:

1) Simplicidade: a facilidade de uso é considerada melhor que a dos sites internacionais.

2) Integração: muitos dos serviços concorrentes não têm todos os recursos em um único lugar, como o Aprex.

3) Serviços profissionais: como um dos alvos do Aprex são as pequenas e médias empresas, as aplicações Web 2.0 contam com recursos de segurança, o que dá mais confiabilidade para quem usa.

Via IDG Now

Só usei a versão gratuita e achei muito interessante, as pagas devem ser show. 😀

 

 

Camiseteria

www.camiseteria.com.br

Impossível falar de sites de sucesso sem citar o Camiseteria, do Fabio Seixas. Empreendedorismo e bom aproveitamento da tecnologia, o Camiseteria é uma comunidade onde designers (ou não) enviam estampas e depois de passar pelo filtro do site vão para votação, as mais votadas são produzidas em escala pequena – para manter a "exclusividade" da estampa – e a pessoa que criou a estampa recebe R$ 600 em dinheiro vivo e R$ 400 em produtos.

Sucesso na certa, e as estampas são muito boas…

 

 

blogblogs
www.blogblogs.com.br

Um technorati brasileiro, o blogblogs é (até onde eu sei) o maior indexador de blogs brasileiros que existe, e não deixa a desejar. Busca eficiente, cadastro fácil… só me complicava um pouco na hora de atualizar meus blogs, mas já superei a dificuldade, haha ;P

A busca é bem interessante para quem busca opinião de blogueiros brasileiros sobre determinados assuntos 😉

 

 

Spesa
www.spesa.com.br

O único dos sites citados aqui que ainda não testei, mas já fiz meu cadastro – gratuito – e espero pelo e-mail de confirmação. Talvez saia um re
lease (a pedidos). Então deixo as palavras do Luthiano Vasconcelos (Meio Bit):

O Spesa é uma aplicação de gerenciamento de finanças pessoais que tem uma interface muito agradável e uma usabilidade perfeita. Algumas deficiências da versão atual, como a ausência de relatórios e o suporte a múltiplas contas, foram comentadas anteriormente, mas a equipe do Spesa já avisou que a versão que está no forno vai eliminar essas limitações. Vamos aguardar!

Via Meio Bit

Xpock
www.xpock.com.br

Outro filtro humano (deve ser de família) para coisas boas, Daniel criou o Xpock um site voltado para vídeos engraçados – e únicos. Diariamente são publicados vídeos interessantes e já vi por lá uma promoção interessante que sorteava um MP3. Assim como o Ueba é diversão certa para quem quer matar um tempo no escritório.

 

Por enquanto é isso, existem muitos outros que merecem destaque por aí, mas é impossível listar tudo em um texto só. Agora – idéia da bia – acho que vou começar a fazer releases de web services brasileiros (ou não) e publicar aqui. O primeiro será o Spesa que citei aí em cima 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *