Empreendedorismo: oportunidade vs necessidade

A cultura do empreendedorismo no Brasil está crescendo, porém do ponto de vista deste que vos escreve, precisa ser mudada a motivação do empreendedor brasileiro. Diversos fatores levam um indivíduo a abrir o próprio negócio (muitas vezes os fatores errados), mas no Brasil o carro chefe da motivação para empreender é a necessidade.

Acho que as gerações mais novas (depois de 90) já estão mudando isso. Eu fui ter contato "mão na massa" com empreendedorismo aos 17 anos, quando comecei a trabalhar como freelancer. Antes disso o mais próximo foi quando trabalhei na loja da minha mãe para comprar uma bicicleta.

Minha irmã, mais nova e talentosa do que eu, teve aulas de empreendedorismo no colégio e participou do Junior Achievment, uma iniciativa sensacional onde jovens precisam montar um empreendimento e fazê-lo lucrar. Para isso vendem "ações" a investidores e ao final do projeto entregam os lucros aos investidores. Meu cunhado, também mais novo e de outro estado, também participou do Junior Achievment.

Oportunidade vs Necessidade

O empreendedor por necessidade muitas vezes não gostaria de estar executando o empreendimento que ele gerencia. Talvez vender pipoca não seja o sonho dele, ou talvez ele seja um freelancer porque não conseguiu se colocar no mercado.

Quando tenho alguma idéia "genial" ou quando alguém vem conversar comigo sobre uma idéia de negócio utilizo três meios para avaliar a idéia: oportunidade, paixão pela idéia e capacidade de execução.

Isso pode ser questionado com 3 perguntas:

  1. Qual o problema este empreendimento vai solucionar? 
  2. Eu acredito realmente na execução desta idéia?
  3. Eu consigo executar esta ação com riscos controlados?

Responder estas perguntas é um sinal que estou no caminho do do empreendedorismo por oportunidade.

Porque oportunidade é melhor que necessidade?

Quando você está apaixonado por uma idéia e ela veio por uma oportunidade suas chances de sucesso são muito maiores. Mesmo que isso seja uma idéia simples como vender pipoca.

É como jogar poker: por diversos motivos é muito mais fácil ganhar dinheiro quando seu stack está gordo: você joga por oportunidade, não precisa entrar em mãos "fracas" (a longo prazo irá recuperar os blinds que está pagando para não jogar) e a pressão de ser eliminado é muito menor caso você perca a mão.

Quando seu stack está acabando qualquer mão "mais ou menos" parece uma oportunidade de sobreviver – e você acaba pagando para correr riscos altos.

 

E você, leitor, quais são os motivos que te levam a empreender?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *