Design responsivo e seu quarto

Se você tem uma casa ou mesmo um quarto gigante, é muito fácil você encher de coisas, deixar tudo bagunçado e, mesmo assim, conseguir “se virar” no espaço. Mas agora se você tem um espaço pequeno, não é muito esperto deixar coisas desnecessárias nesse lugar, já que sua vivência por ali será prejudicada.

Levando para o digital…

Quando temos uma tela de 22′, e ás vezes até mais de uma disponível, é muito fácil abrir um site com muitos elementos e achar até que normal. Pode se sentir perdido para achar as coisas que quer, assim como no seu quarto grande, mas “dá pra navegar”.

Agora imagina esse mesmo site na tela do seu celular…. É um quarto de 3 x 3 com uma cama de casal, guarda roupa, computador, TV, vídeo-game e mais bagunças! Difícil de imaginar, né?

Esse é o desafio de quem planeja sites, aplicativos e sistemas – já são tantos profissionais envolvidos que não dá pra citar só alguns. Na verdade, entender as novas necessidades dos usuários deveria ser uma preocupação de todos os envolvidos no negócio e, se for esse o foco, disponibilizar maneiras para que seu cliente possa visitar o conteúdo ou produto no dispositivo que ele bem entender – monitor, notebook, netbook, tablet ou smartphone.

A isso se dá o nome de design responsivo – é o site que não pergunta se o usuário quer ver a versão “mobile ou desktop”, é a tecnologia que identifica a tela do dispositivo e ajusta o conteúdo da maneira mais cômoda planejada para sua navegação. 

Da parte de programação, é até fácil achar como se faz a parte tecnológica, mas e a parte da “criação”?

Estou entrando no desafio de transformar um site já pronto em responsivo, descobrindo e testando métodos de como planejar um site responsivo, que deve ter pelo menos 3 organizações de conteúdo diferentes, para monitor, tablet e mobile.

O primeiro passo é identificar quais as informações são mais importantes no meu site atual, que só tem versão para computador. Mas será que em diferentes dispositivos, mudam os níveis de importância dessas informações? 

Bom, isso já tema para outro post, se quiser ver alguns exemplos de sites responsivos, veja esse post com 28 exemplos e acompanhe sempre esse site com ótimos exemplos responsivo, o mediaqueri.es


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *