Design de Multimídia? O que isso faz?

Como digo no meu perfil, estou no final do curso de Design de Multimídia.

– Mas que chic. Que é que você faz? Site?

E isso é o que eu e muitos dos meus colegas ouvimos desde quando começamos a faculdade.
Mas afinal, o que é Design de Multimídia? Essa é uma pergunta que até pouco tempo atrás eu não sabia responder corretamente. Para mim estava "claro": design para várias mídias (como disse meu amigo Caio ao Luciano Hulk em uma palestra na faculdade). Um tanto quanto vago e subjetivo.

Esses dias assiti um vídeo muito legal no blog do Ed, Você sabe o que é design?, que nem trata e nem sequer cita o nome Design de Multimídia mas, exatamente por isso, me fez pensar e chegar a alguns pensamentos…

Design Gráfico, Design de Produto, Design de Interiores, Design de Moda…

Um trata e pensa em impressões, outro em produto, outro em ambientes internos, outro em vestuário… e nossas mídias? Não merecem um profissinal para cuidar de sua produção, estética, pensar em seus problemas e funcionalidades?

Partindo desse ponto, por exclusão, depois de ver o vídeo, percebi que apesar de ser um nome não convencional, nem existirem muitos cursos que pensam nisso, é uma área importante e que precisa ser mais explorada, estudada e conceituada.

Multimídia não é só aquele kit que era um diferencial quando se comprava um computador – drive de CD, placa de vídeo e áudio, caixas de som e microfone.
Multimídia é o que temos e vivemos hoje, somos seres multimídia – somos bombardeados de imagens estáticas, em movimento, sons, sensações, interações. É a TV, o rádio, o computador, o jornal, os banners, os ambientes imersivos. É a junção das mídias, que se dá mais perfeitamente por intermédio (e não só) do computador, o que faz muitas pessoas imaginarem que multimídia só seja possível ser criada dentro desse ambiente.

Um texto altamente recomendado sobre o assunto é O que é multimídia, de uma vez por todas, de Randall Packer (que pode ser encontrado em português no livro "O Chip e o Caleidoscópio – Reflexões sobre as novas mídias – Organizadora Lúcia Leão, Editora Senac).
Nesse texto ele afirma que são alguns elementos essencias da multimídia a imersão, a interdisciplinaridade, a interatividade e a narratividade. Diz que rituais que ocorriam nas cavernas na pré-história eram rituais multimídia (Grutas de Imersão) explorando a imersão – muito tempo depois, outro que explorou esses recursos foi Richard Wagner, com sua ópera O anel de nibelungos, explorando a interdisciplinaridade.

Por fim, multimídia é muito mais que um site ou um CD-Rom. Multimídia é pensar nos meios que temos hoje como mídia, é saber como convergir um meio com o outro, criar ambientes, criar interatividade, criar experiências ricas, explorar…

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *