Curso básico: como usar a internet?

Este texto é para você que comprou o primeiro computador[bb] a pouco tempo, está iniciando no maravilhoso mundo da internet e está encontrando algumas dificuldades que não existirão se você prestar atenção neste texto.

Esse texto faz parte do Movimento Blog Voluntário , que é uma campanha que visa a movimentação da internet contra o analfabetismo digital através da geração de conteúdo que ajude as pessoas a utilizar melhor a tecnologia que tem em mãos.

 

O que é Browser ou Navegador? Qual o melhor?

Vamos começar falando do navegador (chamado também de Browser), navegador é o programa que você está utilizando para usar a internet – normalmente usuários iniciantes usam o padrão e problemático Internet Explorer, que apresenta algumas falhas de segurança, é pesado e não exibe alguns sites corretamente.

O primeiro passo para uma boa navegação é instalar um bom navegador, recomendo o Firefox, um navegador grátis, seguro e veloz

UPDATE

Quando este texto foi escrito originalmente não existia o Chrome, que é minha recomendação hoje por ser mais veloz e leve que o também recomendado Firefox.

Com o Firefox instalado você pode navegar com segurança – com o tempo você poderá também instalar algumas extensões: abas coloridas, cores personalizadas, utilitários, etc. que vão melhorar ainda mais a navegação.

Alguns links do Dicas Blogger para quem usar Firefox:

Extensões:
http://addons.mozilla.org/?application=firefox
Aprenda a usar:
http://br.mozdev.org/firefox/vocesabia/
Temas:
https://addons.mozilla.org/firefox/themes/
Scripts para o Orkut
http://greasemonkey.sitesbr.net/
Comunidade no orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24213143

 

Tenho dúvidas, onde buscar ajuda?

Eu também tenho dúvidas, todo mundo tem dúvidas! Mas sair por aí perguntando e pedindo tudo que queremos saber não é bom e causa certa antipatia dos internautas, principalmente com perguntas básicas onde uma simples pesquisa na internet responderia as perguntas.

Aprenda a procurar informações! Recomendo o Google para isso, ele tem diversas ferramentas, como: conversor de moedas, busca específica, busca por sites, por frases (quer saber o nome daquela música específica? ele ajuda!) e mais.

Leia Explore melhor as buscas do Google e não perca mais tempo, faça com que os primeiros resultados sejam o que você procura.

Se mesmo com uma pesquisa no Google você não encontrar a resposta para suas dúvidas (o que eu acho muito difícil) procure um Fórum, faça seu cadastro e esclareça sua dúvida com clareza e calma.

Não seja estúpido de criar tópicos em fóruns ou orkut com título como "urgente!!1" ou "ajudem ráápido!!!". As pessoas odeiam quem só quer sugar informação (e ainda MANDAM em vez de pedir educadamente). Sempre que possível ajude as pessoas que tem dúvidas que você sabe responder, isso vai fazer com que as pessoas se empenhaem na hora de te ajudar, certo?

Educação sempre é bom! 🙂

 

E-mail – como usar, como NÃO usar e qual é melhor?

E-mail é um importante meio de comunicação – mas exige certos cuidados, pois é uma das principais formas de disseminação de vírus e golpes na internet.

Teu provedor de internet provavlemente te deu um e-mail, mas recomendo o gratuito e funcional Gmail.

Vou citar algumas importantes dicas que o Jean já deu no Buraco de Designer sobre o uso de e-mail.

1. Não abra e-mails de desconhecidos

A receita federal, bancos ou lojas (submarino, americanas, etc…) nunca vão pedir seus dados em um e-mail. Nunca forneça nada disso em e-mail. Não baixe arquivos e nem "fotos nossas" e outras coisas assim. Isso são vírus e golpes, não caia.

 

2. Não seja um chato

As pessoas não querem MESMO receber aquele arquivo de powerpoint que você acha SUPER LEGAL. Ele pode ser legal para ti, mas é chato e enjoativo depois que tu receber ele pela décima vez, então não passe adiante. Isso só serve para encher a caixa e entrada dos e-mails e muitas vezes também é usado para disseminar algum tipo de software mal intencionado.

Veja no Buraco de Designer mais dicas sobre e-mail.

 

Blogs? O que são?

Esse parágrafo vai como um extra, para mostrar aos "iniciantes" a internet o que são os blogs.

Blogs deixaram de ser "sites pessoais" onde as pessoas escrevem sobre o universo, a vida e tudo mais. Hoje blogs são muito parecidos com sites – e os blogs estão se focando em conteúdos específicos, ganhando espaço na mídia e principalmente ganhando leitores da "grande mídia".

Existem blogs de produtos legais, política, futebol, jornalismo, design e tecnologia, humor, etc…

Os blogs são escritos por pessoas e para pessoas, então a escrita é informal, permite comunicação leitor-escritor e é mais descontraída que um jornal ou um portal, por exemplo.

 

Espero poder ter ajudado, se ficou alguma dúvida sei que tu vai procurar no Google – e se não voltar os comentários estão abertos para isso. 😉

Se tu gostou desse texto e ele foi útil recomende (lembra da dica dos fóruns? Ajude para ser ajudado!) para quem você acha que ele pode ajudar!

 

Recomendo algumas leituras para os iniciantes no mundo digital:

 

Conheça seu computador – Luz de Luma

Entender que o computador foi desenvolvido para nos auxiliar em todas as áreas é o primeiro passo para derrubar barreiras. Existem vários tipos de computadores e você pode escolher o que mais se adapte às suas necessidades

 

Restaurando o sistema após uma pane

Computadores dão problemas, isso é certo. Muitas vezes não é necessário gastar dinheiro com um técnico, se você usa Windows XP esse tutorial vai te ensinar como recuperar o sistema depois de algum problema! 🙂

 

Descubra todos detalhes do seu computador. Processador, placa-mãe, placa de vídeo, etc…
Programa gratuito que lhe fornece várias informações detalhadas sobre seu computador, sistema operacional, etc…


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *