Hoje em dia a responsabilidade pelo meio ambiente é de todos mas infelizmente sabemos que os Estados Unidos muita gente não está nem aí para o problema.
Responsabilidade essa que nós, designers, devemos levar em consideração em nossos projetos. Seja ele gráfico, produto, digital… sustentabilidade, esta é a palavra.
Lixo para uns, dinheiro para outros. Os catadores que o digam. O Brasil é um dos países que mais recicla alumínio.
Em 2004 o Brasil bateu pela quarta vez consecutiva o recorde mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas. O índice foi de 95,7% de latas recicladas, 6,7% mais que no ano anterior. O ranking inclui apenas países onde a reciclagem não é obrigatória por lei, como Japão e Estados Unidos.
Mundo Verde (2005)
Ao mesmo tempo que é um "grande reciclador" de alúminio o Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano (em 2004) E não reciclamos graças a programas de reciclagem e sim a miséira, que gera os catadores. Seria muito mais digno e humano, um programa de reciclagem empregando os catadores como operários.
Não vou estender esse assunto, a intenção aqui é mostrar uma idéia de como isso é possível e com resultados de luxo, dica que li lá no Chiqueiro Chique, o Bike Furniture, que é um estúdio de design e manufatura que trabalha com bicicletas recicladas.
Mesas
Cadeiras
Melhor que muito produto feito em cima de desmatamento, não acham?
E tem muito mais que mesas e cadeiras lá no site do estúdio Bike Furniture.
Deixe um comentário