Conheça o publicador do Globo.com

Certamente não sou a maior especialista em publicadores, mas vou resumir brevemente minha experiência com tal ferramenta:

– Há mais de 6 anos que tenho blogs em diversos serviços (falecido Weblogger, WordPress), e já estou habituada a publicadores mais simples como esses.

– Em meu antigo trabalho eu era webdesigner na  MMCafé, onde um dos principais produtos é o MMPublish. Lá eu atualizava nesse publicador alguns sites de alguns clientes…

– Nesse tempo, acompanhei o desenvolvimento do GS Publish,  planejado e produzido inteiramente pelo Guilherme.

– Minha formação é como designer, mas atualmente trabalho com arquitetura da informação em um portal
 

Logo, posso garantir que projetar e produzir um publicador – ou publisher – não é das tarefas mais fáceis.

Entre os links trocados pela nossa equipe, nossa coordenadora nos enviou o link do portfólio de Luciano Pouzada, que trabalha como Experience Designer. Um desses trabalhos realizados por ele foi um publicador para nada menos que a Globo.com.

Em seu portfólio ele mostra algumas das telas do publicador, que vale a pena conferir para ter uma idéia da dimensão e da complexidade de um trabalho como esse – um publicador que precisa ser fácil e ágil o suficiente para publicar uma quantidade tão imensa de conteúdo como é publicado pelo portal da Globo.

O trabalho foi realizado em julho de 2008, e ele atuou no conceito, pesquisa de experiência do usuário, interface do usuário e no design visual.

Segue a descrição do trabalho por ele mesmo (em inglês):

Globo.com has hundreds of news everyday. And the Globo Network is a group with a lot of companies, creating thousands of new stories each day. For that, we"ve created a new CMA: The Globo publisher platform.

This project is something huge, with a lot of effort and time invested. The major goal was to simplify the life of journalists creating content, making the interface very agile, easy, simple and complete, with a lot of personalization and customization.

For this project we"ve made a deep user experience research, applying the personas methods, interviewing users, making usability tests with the final users.
Luciano Pouzada | Globo"s Publisher – Content Manager Administrator

… e algumas imagens do Globo publisher platform (clique nas imagens para ampliar):

 

UPDATE: infelizmente, devido a uma solicitação via e-mail do próprio Luciano Pouzada, as imagens foram retiradas desse artigo. Para conferir as imagens do publicador, acesse o site dele em pouzada.com

UPDATE 2: as imagens também foram retiradas do site dele. Logo, peço desculpas a todos os visitantes por não poder disponibilizar aqui o que me propus a divulgar ao escrever esse artigo :/

 

Eu achei o trabalho incrível, ainda mais conhecendo realmente todo o trabalho que dá para chegar a esse nível!

Para ver mais trabalhos, acesse Luciano Pouzada | All Works


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *