Computador Quântico

Atualmente a computação funciona de modo binário, o famoso zero e um. Isso porque um transístor permite apenas dois estados: ligado ou desligado. O computador quântico utiliza átomos ao invés de elétrons, isso permite mais do que dois estados, pois graças as loucuras da mecânica quântica eles tem a capacidade de estar simultaneamente em vários estados, o que é chamado de superposição.

Tudo bem, isso significa que..?
Tentem raciocionar: um computador comum quando vai processar ele vai no "empirismo" do zero ou um e através do resultado segue apenas um caminho. Se for zero, isso. Se for um, aquilo.

Um computador quântico pode seguir diversos caminhos ao mesmo tempo, o que proporciona uma capacidade de processamento infinitamente maior do que qualquer computador existente hoje.

O computador quântico é calculado em qubit (ou q-bit) ou bit quântico. Atualmente o computador quântico já funciona, porém a quantidade de qubits controlados ainda é inferior a uma dezena e calculas que a cada qubit incrementado a potência do computador é aumentada exponencialmente.

Isso é muita capacidade e é uma realidade não muito distante. Acredito eu que em questão de anos teremos computadores com um poder de processamento acima de 500 Ghz. Esse tipo de processamento se usando de forma mais avançada do que atualmente, permitiria um computador quântico quebrar qualquer dos sistemas de criptografia usados atualmente. E viriam novos sistemas para não serem quebrados, e novos computadores.. tudo isso de forma exponencial.

Acompanhem minha loucura:

2 qubits = 4 bits
3 qubits = 8 bits
4 qubits = 16 bits
5 qubits = 32 bits
6 qubits = 64 bits
7 qubits = 128 bits
8 qubits = 256 bits
9 qubits = 512 bits
10 qubits = 1024 bits
11 qubits = 2048 bits
12 qubits = 4096 bits
13 qubits = 8192 bits
14 qubits = 16384 bits
15 qubits = 32768 bits
16 qubits = 65536 bits
17 qubits = 131072 bits
18 qubits = 262144 bits
19 qubits = 528288 bits
20 qubits = 1048576 bits

Eu tenho aqui um Pentium 2.4 Ghz e apesar de trabalhar com alguns softwares de animação, o meu foco são programas gráficos e para desenvolvimento web. Não tenho do que reclamar, até penso em dobrar a memória para 1GB se eu não for trocar ele muito logo.

Com 12 qubits esse meu computador fica no chinelo. Com todo o respeito e amor que tenho por ele, trocaria fácil.

Não sei o que esperar de um futuro próximo, mas se a computação já fica obsoleta rapidamente agora, vocês imaginem quando a cada novo computador lançado as diferenças forem exponenciais. Não existirá mais limite para nenhum tipo de cálculo, quem sabe o homem consiga calcular o tamanho do universo..

Ok, calma, sem beber antes de escrever, Guilherme. Agora só esperando para ver o futuro que nos aguarda. Mas uma coisa é certa: adeus 0 e 1. Adeus aplicações pesadas que não são compatíveis. Quem sabe até o Windos Vista funcione direitinho. E olha que sou asper e defensor da Microsoft.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *