Compartilhar conhecimento

Devido ao excelente resultado de um plugin que comecei a desenvolver há aproximadamente 1 ano atrás e enviei para um colega do iG continuar, comecei a escrever este texto sobre os benefícios do código aberto.

Minha idéia simples: contar como o código evolui de forma melhor e mais rápida quando existe mais de uma mente, com idéias e vivências diferentes olhando (e manipulando) aquele código. Em certo ponto percebi que eu estava errado em tentar escrever sobre o código especificamente, código aberto é apenas uma pequena parte do conhecimento que devemos compartilhar.

Apaguei, e recomecei para falar de conhecimento compartilhado

A foto mais usada em apresentações, créditos para o @torresfelipe

Comecei a refletir de onde vem os motivos e prazeres em compartilhar conhecimento. Da minha parte percebo que além do óbvio reconhecimento, gosto de do compartilhamento de informações pois desde sempre me beneficiei com informações compartilhadas.

Coloquei meu primeiro site no ar lá por 2000 (uma homepage, como era chamado na época). Pra um guri sem nenhum curso ou conhecidos na área, sem noção de como nada funcionava, achava o máximo. Me senti o hacker dos hacker quando publiquei pela primeira vez uma informação na internet, e cadastrei meu site em buscadores como o Cadê?

Só consegui isso por causa das pessoas compartilhando informação (tutoriais, dicas, etc). Outras pessoas que tinham interesses parecidos e mais conhecimento que eu, sem saber, me ajudaram a hoje trabalhar com internet.

Eu era um viciado em "meta-sites" e sites hackers que ensinavam como fazer cronômetros em javascript, e graças as leituras daquela época que foram evoluindo, tenho o prazer de poder desenvolver um plugin de Lazy Load utilizado em um dos maiores portais do Brasil.

Talvez seja por isso que, junto com a Bia, começamos o And After. Um espaço colaborativo que é uma pequena forma de agradecer e tentar repassar parte do conhecimento que adquiri (e continuo adquirindo) na internet.

A transformação do conhecimento

Antes de começar, gostaria de definir conhecimento como qualquer conteúdo (vídeo, imagem, produto, texto, animação, idéia) que represente alguma idéia. Não estou falando apenas de código aberto, ou de criar um blog de tutoriais. Estou falando de conversas tomando café, de tweets, de enviar compartilhar um link, de expor sua opinião para quem tem interesse em escutar.

Cada "consumidor" de conhecimento é um agente de mudanças do que aprendeu.

A sua rede neural atua e transforma o conhecimento: junta com outros que só você vivenciou, adiciona partes, interpreta de forma mais completa (ou de forma diferente) do que qualquer outra pessoa no mundo. Talvez você não entenda uma parte de um conhecimento, mas para compensar isso seu cérebro adiciona outra sabedoria para resolver aquela parte do problema. Não compartilhar suas transformações de conhecimento é jogar no lixo essa transformação intelectual.

O conhecimento que adquiri ao longo desses mais de 14 anos de internet foram se transformando em minha cabeça. Comecei com os softwares WYSIWYG montando monstruosas tabelas com gifs animados. Passei para o "minimalismo" em tabelas e iframes. Quando comecei a estudar design (2004, no Design Ulbra) e passei para as tabelas "avançadas", backgrounds, transparências e layouts complexos. Quando fui aprender tableless, o And After foi meu primeiro laboratório.

Hoje seja através de código aberto ou de posts, eu tento transmitir a minha transformação do conhecimento, que carregam minhas experiências, livros que li, noites que virei trabalhando, calotes de clientes, contratos mal redigidos, fracassos vivenciados, debates em bares…

E o que isso tem a ver com código aberto? Tudo.

 

Qual o benefício?

O simples prazer (muitas vezes pouco valorizado) que o ser humano sente em poder expor suas idéias, fazer pelo prazer de ajudar os outros.

Mais uma vez fazendo um paralelo com o código aberto, o benefício da transformação e melhorias do conhecimento: quando você compartilha estimula os outros a fazer o mesmo, e em breve você estará consumindo o conhecimento que você ajudou a construir.

O benefício talvez não seja pessoal, direto para você, mas o compartilhamento e transformação do conhecimento é um benefício para a evolução. Nunca teríamos a internet, a aviação e a medicina como conhecemos hoje se não houvesse, desde sempre, pessoas dispostas a transformar o mundo.

Que a força esteja com vocês, estão todos convidados a compartilhar conhecimento, aqui no And After ou em qualquer outra plataforma (ou bar) a sua escolha!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *