Como fazer uma multi-touch com a webcam?

Quem me acompanha pelo Twitter a mais tempo sabe que alguns meses atrás eu pirei na idéia de fazer uma muti-touch com recursos precários: papelão, vidro e uma webcam. E deu certo.

 

Infelizmente eu não gravei nenhum vídeo (minha câmera digital acabou e minha webcam obviamente estava em uso), mas ainda tenho o conjunto "pré montado" aqui e pretendo fazer um melhor, de madeira.

Aí sim, vai valer foto e tudo mais.

 

Como fazer um multi-touch screen?

Materiais:

  • Computador
  • Caixa de papelão
  • Webcam
  • Vidro do tamanho da "boca" da caixa de papelão
  • Papel

 

O vídeo explica o processo de montagem da "estrutura" da multi-touch:

 

Para fazer a sua engenhoca funcionar você vai precisar de um software que faz a configuração de tudo, você pode baixá-lo aqui.

A configuração é simples, ao executar o programa com a webcam ligada (e devidamente instalada e posicionada dentro da caixa), você irá ver diversas imagens. Faça a configuração de modo que apareça apenas a ponta dos dedos tocando, teste, e volte a configurar até encontrar o ideal.

No download estão alguns aplicativos para usar com a multi-touch, para ver fotos, joguinhos de física e o famoso pong (multiplayer!).

O resultado depende muito da iluminação e eu não consegui nada muito preciso, mas vale a tentativa, é bastante divertido. 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *